Premiados têm atuação destacada no agro e consolidam o Rio Grande do Sul e o Brasil como potências mundiais do setor
O destaque tem a iniciativa da Rede Pampa e da Expodireto Cotrijal em parceria com Sicredi, Icatu Coopera e Rio Grande Seguros. Celebrando a força do agro, o Troféu Brasil Expodireto 2023 consagra lideranças gaúchas, nacionais e internacionais. Em mais uma edição do tradicional prêmio foram distribuídos troféus em 24 diferentes categorias, homenageando personalidades, empresas e entidades que se destacaram na contribuição para a evolução constante do campo e consolidação do Rio Grande do Sul e do Brasil como potências do agro perante o mundo. O evento integra e deu início a programação oficial da Expodireto Cotrijal.
A cerimônia do Troféu Brasil Expodireto ocorreu na noite de 5 de março, um dia antes do início da feira, na cidade de Carazinho (RS), nos salões do Centro de Eventos Bier Site, reunindo mais de mil convidados e destacadas autoridades, como o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, além de uma delegação internacional composta por 80 países.
A condução da premiação foi da comunicadora da TV Pampa Vera Armando e contou com apresentação musical do saxofonista Marcelo Lima. As execuções dos Hinos Brasileiro e Riograndense ficaram a cargo do cantor Vando Lipert, que voltou ao palco durante o jantar, liderando a Black Bull Band, para um show especial.
OS HOMENGEADOS
(CLIQUE AQUI e confira as fotos)
TROFÉU PERSONALIDADE DO AGRO NACIONAL
Carlos Fávaro, Ministro da Agricultura e Pecuária do Brasil
Na categoria Personalidade do Agro Nacional, o troféu foi para um agropecuarista e político brasileiro. Nascido em Bela Vista do Paraíso, no Paraná, ainda criança migrou com a família para Mato Grosso, repetindo a saga de muitos sulistas que apostaram nesse estado para expandir a atividade agropecuária e prosperar. Instalado em Lucas do Rio Verde, cultivou soja, milho, sorgo e arroz. Carlos Fávaro ingressou na vida pública após anos de trabalho no agronegócio, tornando-se vice presidente da Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja do Brasil). Em 2015, foi eleito vice-governador do Mato Grosso e, em 2020, assumiu o Senado da República pelo mesmo estado, com atuação focada nas comissões de Agricultura e Reforma Agrária, Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional e Turismo. É o autor da lei que prevê o uso da aviação agrícola no combate a incêndios florestais.
TROFÉU RECONHECIMENTO ESPECIAL
Giovani Feltes, Secretário Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação
Formado em Direito e Gestão Pública, o homenageado chegou pela primeira vez à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul em 1994, se reelegendo em 1998 e em 2010. Como deputado estadual presidiu e compôs comissões importantes do legislativo gaúcho, como as de Constituição e Justiça, Serviços Públicos e de Renegociação da Dívida Pública. Além disso, já foi vereador, prefeito, deputado federal e Secretário da Fazenda do Rio Grande do Sul. Natural de São Leopoldo, assumiu em 2023, a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação.
TROFÉU LIDERANÇA PARLAMENTAR GAÚCHA
Vilmar Zanchin, Presidente da Assembleia Legislativa do RS
O destaque Liderança Parlamentar Gaúcha foi para um advogado e político brasileiro nascido em Marau. Começou a vida política como líder estudantil e, em sua cidade natal, exerceu mandatos eletivos de 1997 a 2021, entre eles, de vereador, vice-prefeito e prefeito em duas oportunidades. Também presidiu entidades importantes que representam as cidades do interior, como a Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste, a Associação dos Municípios do Planalto Médio e a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul. Está em seu terceiro mandato como deputado estadual, defendendo bandeiras como o municipalismo e o apoio à agricultura.
TROFÉU RELEVÂNCIA
Artur Lemos Júnior, Chefe da Casa Civil do RS
Advogado por formação, Artur Lemos Júnior, ganhador na categoria Relevância, já foi diretor e presidente da Fundação Zoobotânica, Secretário Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura, Secretário Adjunto de Minas e Energia e coordenador da CPI da Energia Elétrica da Assembleia Legislativa gaúcha. Artur Lemos Júnior é especialista em Direito do Trabalho, com MBA em Gestão, Business Law em Governança e Gestão de Risco, e em Politics Economics of International Energy pela Sciences Po. Atualmente, compõe o Conselho Nacional de Política Energética e o Conselho Nacional do Meio Ambiente, além de atuar como secretário-chefe da Casa Civil desde 2021.
TROFÉU DESTAQUE ESPECIAL
General de Exército Fernando José Sant’ana Soares e Silva, chefe do Comando Militar do Sul
Nascido no Rio de Janeiro, está na carreira de armas desde os 15 anos, quando entrou para a Escola Preparatória de Cadetes, em Campinas, São Paulo. Durante sua vida militar, Fernando José Sant’ana Soares e Silva foi instrutor na Academia Militar das Agulhas Negras, e na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, no Rio de Janeiro. No exterior, foi observador militar das Nações Unidas em Moçambique, adido militar do Brasil no Suriname e subcomandante do Batalhão Brasileiro de Força de Paz no Haiti. Como oficial general, foi chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Leste, no Rio de Janeiro; subchefe do Estado-Maior do Exército, em Brasília, e comandou a primeira Região Militar, no seu estado, assim como o Comando Militar do Oeste, em Campo Grande.
TROFÉU SUSTENTABILIDADE
Marjorie Kauffmann, Secretária Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura
Graduada em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mestre em Ambiente e Desenvolvimento pelo Centro Universitário Univates e doutora em Geociências pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a homenageada é uma verdadeira especialista no quesito Sustentabilidade. Ela já trabalhou em projetos na área de infraestrutura, como estradas, pontes e usinas hidrelétricas e, em Lajeado, foi diretora da Secretaria do Meio Ambiente. No primeiro governo de Eduardo Leite, foi diretora-presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental, a Fepam. Entre as suas mais recentes ações, apresentou projetos do Rio Grande do Sul para o ambiente na COP27 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), no Egito.
TROFÉU LIDERANÇA SETORIAL
Luiz Carlos Bohn, Presidente do Sistema Fecomércio-RS
Nesta categoria, o agraciado é uma personalidade gaúcha do setor de comércio e serviços. Natural de São Sebastião do Caí, Luiz Carlos Bohn é bacharel em Ciências Contábeis pela Unisinos e já esteve à frente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis. Liderança incontestável, sendo também uma das principais vozes em defesa das empresas e dos empresários, sempre na busca do bem comum, da geração de emprego e renda. Está em seu terceiro mandato como dirigente do Sistema Fecomércio-RS, onde também preside o Sesc-RS e o Senac-RS. Recentemente, assumiu ainda o posto de presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae-RS.
TROFÉU PERSONALIDADE DO AGRO GAÚCHO
Paulo Cezar Pires, Presidente da Coopatrigo e FecoAgro/RS
O vencedor na categoria Personalidade do Agro Gaúcho é uma liderança cooperativista que está à frente de entidades de extrema relevância para o setor no estado. Natural de São Luiz Gonzaga, esse engenheiro agrônomo, pós-graduado em Agronegócio, já presidiu a Cooperativa Central de Produção de Leite, Pesquisa e Logística, a Cocpell, e foi conselheiro da Cooperativa Central Gaúcha Ltda - CCGL, além de ser produtor rural no cultivo do milho irrigado, da soja, trigo, feijão e na pecuária de corte.
TROFÉU LIDERANÇA EMPRESARIAL NACIONAL
Alceu Elias Feldmann, CEO do Grupo Fertipar
Nascido em Pouso Redondo, Santa Catarina, é engenheiro agrônomo e começou sua trajetória no ramo dos fertilizantes como vendedor e criou seu próprio negócio no segmento em 1980: a Fertipar. Atualmente, o Grupo Fertipar é composto por 12 empresas, está presente em todas as regiões agrícolas do país e figura entre as três empresas líderes no mercado brasileiro, detendo em torno de 17% de participação e sendo a única com capital 100% nacional. No Rio Grande do Sul, a companhia é acionista da Fertilizantes Piratini, empresa com 35 anos de história e mais de 20% de participação no mercado gaúcho.
TROFÉU INSTITUIÇÃO GAÚCHA
Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, entregue para o Diretor do BRDE do Extremo Sul, Otomar Vivian
Fundada em 1961, com o objetivo de fazer o Sul do Brasil prosperar, a instituição gaúcha homenageada apoia e acompanha o desenvolvimento de projetos para aumentar a competitividade de empreendimentos de todos os portes na região. É uma entidade referência em financiamentos de longo prazo para investimentos, capaz de transformar ideias em realidade. Com sede administrativa e agência em Porto Alegre, possui agências também em Santa Catarina e no Paraná, além de um escritório de representação no Rio de Janeiro e em Campo Grande.
TROFÉU OPERADORES DE TRANSPARÊNCIA
Marco Peixoto, Vice-presidente do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul
Natural da cidade gaúcha de Santiago, Marco Peixoto é um engenheiro civil com mais de 30 anos de vida pública. Foi eleito o vereador mais votado de Santiago em 1998, além de presidente da Câmara de Vereadores do município. Exerceu o cargo de deputado estadual por seis mandatos consecutivos, presidindo importantes comissões, como as de Saúde e Meio Ambiente e a do Mercosul e Assuntos Internacionais. Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado desde 2009, já foi presidente da instituição e agora atua como vice-presidente.
TROFÉU DESTAQUE INTERNACIONAL
Abena Pokua Adompim Buzia, Embaixadora da República de Gana
Abena Pokua Adompim Buzia é uma mulher que, além de diplomata, é professora, escritora e conferencista. Filha do ex-primeiro-ministro de Gana, é natural de Acra, capital do país que enviou a maior delegação para esta edição da Expodireto Cotrijal. Em 2017, foi nomeada embaixadora de Gana no Brasil, com credenciamento para outras doze repúblicas da América do Sul.
TROFÉU PERSONALIDADE GAÚCHA
Fernando Antônio Lucchese, médico cardiologista
Após 50 anos dedicados à Medicina, Fernando Lucchese já realizou mais de 30 mil procedimentos cirúrgicos e tem mais de 300 trabalhos publicados. Natural de Farroupilha, formou-se com apenas 22 anos de idade na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É professor de Cardiologia da Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre (UFCSPA) e professor da pós-graduação de Cardiologia da UFRGS. Também já foi chefe da Unidade de Pesquisa do Instituto de Cardiologia e, desde 1992, atua em cargos de direção em hospitais do Complexo Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, como o São Francisco e o da Criança Santo Antônio. Um verdadeiro revolucionário na área médica e, como dirigente, um construtor de parcerias pela inovação e modernização de hospitais. Entre tantas assinaturas em sua vasta obra de realizações está ainda a criação e desenvolvimento da Casa de Passagem Madre Ana.
TROFÉU PARCEIRO COMERCIAL
Cargill Agrícola S.A. , entregue ao gerente, Dagoberto Bernini
Na categoria Parceiro Comercial, o destaque é uma empresa cuja principal atividade é a produção e o processamento de alimentos. Presente em mais de 70 países, atua no Brasil há quase 60 anos, oferecendo serviços e produtos alimentícios, agrícolas, financeiros e industriais. Fundada em Iowa, nos Estados Unidos, a empresa homenageada compra, processa e distribui grãos e outras commodities para fabricantes de produtos alimentícios voltados ao consumo humano e animal, além de fornecer soluções para produtores agrícolas e pecuaristas.
TROFÉU RECONHECIMENTO GAÚCHO
Empresário Luiz Eduardo Batalha
O homenageado é um empresário que começou sua trajetória no agro em 1973, comprando sua primeira fazenda, onde produzia café. Em 2010, passou a cultivar oliveiras em Pinheiro Machado, no extremo sul da Campanha gaúcha, fincando raízes em solo rio-grandense e tornando-se um dos maiores produtores de azeite extravirgem do país. Oito anos após a primeira colheita, colecionava mais de 40 prêmios internacionais. Com maquinário moderno e lagares de azeite de última geração, sua empresa é responsável por grande parcela dos azeites de oliva no Brasil, onde o Rio Grande do Sul responde por quase 65% da produção nacional.
TROFÉU TECNOLOGIA E PESQUISA
Rede Técnica Cooperativa entregue a Geomar Corassa, dirigente da RTC
Os avanços tecnológicos nas últimas décadas provocaram mudanças profundas na agricultura, exigindo dos produtores o redesenho de seus sistemas de produção. Pensando nisso, a iniciativa premiada reuniu 30 cooperativas agropecuárias do Rio Grande do Sul com o propósito de tornar-se referência na geração e recomendação de boas práticas agrícolas e no uso econômico e sustentável de insumos e recursos naturais, visando a melhoria da renda dos agricultores cooperados. Surgiu então a RTC, a Rede Técnica Cooperativa da CCGL (Cooperativa Central Gaúcha Ltda).
TROFÉU INOVAÇÃO
BASF S.A. , entregue para Cássio Kirchner, Diretor da BASF
No quesito inovação, a agraciada é uma empresa líder mundial na área química que, há 150 anos, desenvolve soluções inovadoras e funcionais para a agricultura. No Brasil, possui quase cinco mil colaboradores, que atuam no apoio aos produtores para o manejo eficiente de cultivos e o controle de pragas urbanas e rurais de forma sustentável, atingindo vendas de mais de 13 bilhões de reais em solo brasileiro. Além da oferta de sementes e produtos químicos e biológicos, a BASF S.A. também têm frentes em outros segmentos: materiais, tecnologias de superfície, nutrição e cuidados e soluções industriais e agrícolas, com um portfólio voltado à saúde da planta e do solo e ferramentas para a agricultura digital.
TROFÉU OBTENTORES DE SEMENTES
OR Genética de Sementes, entregue à Diretora, Amarilis Labes Barcellos
Empresa familiar e 100% brasileira pioneira no trabalho de melhoramento genético do trigo, a OR Genética de Sementes tem como objetivo tornar a triticultura cada vez mais eficiente. Há 34 anos, a companhia cria cultivares através da pesquisa genética e disponibiliza tecnologias de manejo da cultura a cada safra. Com sede em Passo Fundo, possui atuação em uma expressiva área com trigo no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Cerrado Brasileiro. Seus produtos são diferenciados, contribuindo para novidades na genética e transformando safras.
TROFÉU INDÚSTRIA DE MÁQUINAS E IMPLEMENTOS AGRÍCOLAS
Masal S.A. Indústria e Comércio, recebeu Claudio Affonso Amoretti Bier, Presidente da Masal
Há 70 anos no mercado, a homenageada tem suas raízes na cidade gaúcha de Santo Antônio da Patrulha. Fundada em 1953, contava inicialmente com 12 funcionários e 54 trilhadeiras. Destaque industrial no agronegócio, oferece soluções em elevação e movimentação de cargas e substratos. Seus padrões de qualidade e segurança superam os normais de exigência em resistência e durabilidade. O Grupo é formado por três indústrias localizadas em Santo Antônio da Patrulha, Cachoeira do Sul e Caxias do Sul, com mais de duzentos colaboradores. Estas unidades projetam, constroem e produzem máquinas de alta performance. A empresa ainda tem produção própria dos componentes que utiliza e ampla força de vendas em todas as regiões do Brasil.
TROFÉU NUTRIÇÃO DE PLANTAS
Yara Fertilizantes, entregue a João Luiz Benetti, diretor da Yara Brasil
A Yara Fertilizantes é uma multinacional centenária que, desde 1905, apoia os agricultores e cultiva conhecimento para alimentar o mundo através da produção de soluções para a nutrição de plantas. Comercializando seus produtos para mais de 160 países, a empresa conta com cerca de 15 mil colaboradores. No Brasil, onde tem forte atuação, possui sede em Porto Alegre e escritórios em São Paulo e Paulínia, além de cinco fábricas e 24 unidades próprias misturadoras de fertilizantes.
TROFÉU PRODUÇÃO ANIMAL
Rehagro - Educação no Agronegócio, recebeu o CEO, Renato Botelho
O Rehagro é um dos principais players de educação para o agronegócio no Brasil. Com 20 anos de experiência em consultoria e ensino especializado na área, a empresa já formou cerca de 30 mil alunos em mais de 350 fazendas espalhadas por todo o país, contribuindo para a produção de mais de um milhão de litros de leite por dia, 450 mil cabeças de gado de corte, 30 mil hectares de lavouras de grãos e 10 mil hectares de lavouras de café. Seus cursos de produção de leite e de pecuária são referências para o aumento da produtividade e do lucro com sustentabilidade.
TROFÉU JOVEM PRODUTOR RURAL
Rogério Edemundo Gehring
O vencedor na categoria Jovem Produtor Rural é um técnico agrícola que iniciou nas atividades do campo em 1996, ao lado de seus pais e irmão, no interior do município de Victor Graeff. Em 570 hectares, que abrangem também Carazinho e Ernestina, trabalha com o cultivo de soja, milho, trigo e feijão. Casado, pai de três filhos, Rogério Edemundo Gehring é um entusiasta das tecnologias que agregam produtividade às lavouras e recebeu o troféu pelos reconhecidos resultados alcançados na sua propriedade nas últimas safras.
TROFÉU PRODUTOR RURAL
João Nelson Barboza
Com uma vida inteira dedicada à atividade agrícola, o agraciado é natural de São João do Gramado, interior da cidade de Não-Me-Toque. Experiente produtor rural, tem uma parceria de longa data, mais de 50 anos, com seus cinco irmãos no cultivo da terra. Em 820 hectares, planta soja, milho, trigo e cevada como culturas principais, além de produzir leite e gado de corte para uso próprio. Casado, pai de dois filhos, João Nelson Barboza já integrou o Conselho de Administração da Cotrijal, além de ter sido conselheiro e diretor da Sicredi Cooperação.
TROFÉU AGROINDÚSTRIA FAMILIAR
Giacomini Alimentos, recebeu Renan Giacomini
Diretamente de São João do Polêsine, na região turística da Quarta Colônia, a agroindústria familiar homenageada atua na fabricação de produtos coloniais de padaria e confeitaria com a predominância de ingredientes próprios. Descendentes de imigrantes italianos, preservam, há 25 anos, a cultura local, oferecendo produtos artesanais diferenciados e de alta qualidade, com destaque para os queijos e geléias, biscoitos caseiros, linguiças e salames, entre outras delícias.