Troféu Brasil Expodireto 2020

Numa noite de muito glamour, centenas de pessoas compareceram ao Centro de Eventos Bier Site, em Carazinho, para prestigiarem a entrega do Troféu Brasil Expodireto para empreendedores e personalidades que contribuíram para o fortalecimento do agronegócio em nosso País. Vinte e duas pessoas foram homenageadas.

O evento, promovido pela Rede Pampa e Cotrijal, com parceria do Sicredi abriu oficialmente o calendário da 21a edição da Expodireto. Ao fazer sua saudação o presidente Nei César Manica agradeceu ao governador Eduardo Leite pela conclusão da RS-142, que liga Não-Me-Toque a Carazinho antiga reinvindicação da comunidade. Igualmente fez saudação especial ao comandante do Exército Brasileiro general Edson Leal Pujol.

Após a foto oficial dos homenageados, foi servido jantar e a celebração foi encerrada com show da cantora Luiza Barbosa, uma das finalistas do The Voice Kids 2019.


OS HOMENAGEADOS

(CLIQUE AQUI e confira as fotos)

Liderança Parlamentar Nacional
Luis Carlos Heinze
O homenageado nesta categoria é o senador Luis Carlos Heinze. Engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de Santa Maria, este gaúcho é natural de Candelária, porém começou sua vida pública como prefeito em São Borja. Chegou ao Congresso Nacional como deputado federal ampliando em mais quatro legislaturas sua atividade parlamentar, em Brasília. No penúltimo pleito, foi o deputado federal mais votado no RS. E na última eleição, tornou-se senador, contabilizando mais de 2 milhões e trezentos mil votos, cerca de 24% do total de válidos. Este desempenho eleitoral também é fruto de sua atuação em defesa do agronegócio. A entrega do troféu foi feita pelo presidente da Expodireto Cotrijal, Nei César Manica, e pelo governador do RS, Eduardo Leite.

Liderança Gaúcha
Ranolfo Vieira Júnior
O Secretário de Segurança Pública e vice-governador do estado do RS, Ranolfo Vieira Júnior recebeu o reconhecimento pelo seu brilhante trabalho à frente da pasta. Advogado, encontrou seu ideal de vida na função de delegado de polícia. Pós-graduado pela Academia de Polícia dirigiu vários departamentos da instituição até tornar-se secretário de Segurança na cidade de Canoas. Foi chefe da Polícia Civil do estado e também foi eleito Presidente do Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil devido à sua liderança e pelo vasto conhecimento adquirido na área. Ranolfo Vieira Júnior recebeu seu troféu das mãos do presidente da Rede Pampa Alexandre Gadret e do vice-presidente da Central Sicredi Sul Sudeste, Márcio Port.

Personalidade Política
Ernani Polo
O deputado Ernani Polo, atual presidente da Assembleia Legislativa do RS foi distinguido com o prêmio por sua trajetória política e por sua dedicação ao agro gaúcho. Nascido em Ijuí, viveu em Santo Augusto, tendo iniciado sua trajetória como vereador e mais tarde deputado estadual por três mandatos. Como deputado, presidiu a Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia, quando coordenou o projeto Radiografia da Agropecuária Gaúcha. No Governo Sartori, assumiu a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação onde desenvolveu diversas ações em prol do setor primário gaúcho. Ernani Polo recebeu o troféu das mãos do deputado Augusto Lara e do presidente do Sistema Farsul, Gedeão Pereira.

Personalidade Gaúcha
Voltaire de Lima Moraes
Foi homenageado nesta categoria o recém empossado presidente do Tribunal de Justiça do RS, desembargador Voltaire de Lima Moraes. Graduado em Direito pela UFRGS, mestre e doutor em Direito pela PUC RS. Concursado, ingressou no Ministério Público do RS, tendo sido promotor de Justiça, procurador de Justiça e procurador-geral em duas gestões. Foi eleito presidente nacional de procuradores gerais de Justiça e da Confederação Nacional do Ministério Público. Foi nomeado juiz de alçada em vaga do MP e promovido a desembargador do Tribunal da Justiça. A entrega da homenagem coube ao senador Lasier Martins, ao procurador-geral de Justiça do RS, Fabiano Dallazen e ao deputado federal Marcel Van Hatten.

Liderança Internacional no Agronegócio
Rodolfo Friedmann Alfaro
O homenageado nesta categoria com o Troféu Brasil Expodireto foi o Ministro da Agricultura e Pecuária do Paraguai, Rodolfo Friedmann Alfaro. O jovem político nasceu em Villarica, foi governador do estado de Guaíra e senador da república daquele país, tendo deixado o Senado para assumir o cargo de ministro. Alfaro tem dialogado com a ministra da Agricultura do Brasil, Tereza Cristina, e se destacado em dedicar-se a uma agenda comum entre os dois países. O troféu, que representa a homenagem, foi entregue pelo secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho, pelo ex-vice-governador do RS, entre os anos de 2015 e 2018, José Paulo Cairoli e pelo deputado federal Afonso Hamm.

Liderança Nacional
Sérgio Westphalen Etchegoyen
Nesta categoria foi homenageado o general de Exército Sérgio Westphalen Etchegoyen. Natural de Cruz Alta, mas com larga vivência nacional e internacional é neto e filho de general, caminho que o levou à Academia Militar das Agulhas Negras, onde foi declarado oficial em 1974. Galgou todos os postos da carreira militar. Foi oficial do Estado Maior na Missão de Verificação das Nações Unidas, em El Salvador. Foi ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional no governo Michel Temer, tendo a Agência Brasileira de Inteligência como subordinada à sua pasta. Entregaram a distinção a ele, o general do Exército Edson Pujol, o deputado estadual Pedro Westphalen e o comandante militar do sul, general Geraldo Antônio Miotto.

Personalidade do Agronegócio
Alysson Paulinelli
O presidente executivo da Abramilho, Alysson Paulinelli, é o destacado nesta categoria. Especializado em estudos sobre potencial agrícola, foi um visionário, sendo um dos fundadores da Embrapa. Foi professor de irrigação e diretor em universidade agrícola. Foi também secretário da Agricultura tendo, com incentivos e tecnologia tornado Minas Gerais o maior produtor de café do Brasil. Foi ministro da Agricultura do Brasil entre os anos 1974 e 1979 e, mais tarde, deputado federal constituinte. Entre outras atividades, foi presidente do Banco do Estado de Minas Gerais e de muitas entidades ligadas à economia e ao agro. Paulinelli recebeu a premiação das mãos de três ex-ministros Odacyr Klein, Francisco Turra e Carlos Marum.

Destaque Especial
Otomar Vivian
O homenageado nesta categoria é o secretário chefe da Casa Civil do RS, Otomar Vivian, com mais de 30 anos de vida pública. Iniciou sua carreira como professor na rede pública estadual, em 1976. Foi prefeito de sua terra natal Caçapava do Sul, deputado estadual, de 1991 a 1994, atuou na Presidência da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia. Foi presidente da Assembleia Legislativa Gaúcha, além de ocupar diversos cargos em diferentes governos no RS. Foi três vezes presidente do IPE, secretário de Administração e Recursos Humanos e chefe da Casa Civil. Otomar Vivian recebeu a honraria do subprocurador geral de Justiça Marcelo Dornelles e do vice-presidente da Cotrijal Enio Schroeder.

Reconhecimento
Juvir Costella
O secretário de Logística e Transportes do RS, Juvir Costella, foi o homenageado nesta categoria. Costella foi vereador em Esteio, por dois mandatos, deputado estadual reeleito e secretario de Turismo, Esporte e Lazer. Recentemente, assumiu a convite do governador Eduardo Leite, a Secretaria dos Transportes que oportunizou atender a uma reivindicação de mais de 40 anos, a recuperação da ERS-142, trecho de 18 km que liga Não-Me-Toque a Carazinho. A promessa foi feita na Expodireto 2019 e um dia antes da edição deste ano a obra foi entregue concluída. Os prefeitos das duas cidades Pedro Paulo Falcão da Rosa e Milton Schmitz, respectivamente, e o coronel André Savian Giuliani fizeram a entrega da premiação.

Instituição Gaúcha
Fetag
Este prêmio coube a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do RS (Fetag) e quem subiu ao palco para receber a homenagem foi o presidente da entidade Carlos Joel da Silva. No Brasil, as dificuldades foram vencidas com a experiência dos imigrantes que aqui chegavam trazendo um norte para o associativismo. No RS foram fundadas federações de pequenos proprietários e trabalhadores autônomos. A Fetag ganhou independência crescente nas ações políticas e tornou-se propulsora de mercado e parceira das demais entidades rurais, sem perder seus objetivos em defesa dos filiados. A distinção foi entregue pelo secretário da Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Fernando Schwanke e pelo deputado federal Márcio Biolchi.

Liderança Associativa
Glademir Aroldi
A homenagem vai para o presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Glademir Aroldi. Graduado em Gestão Pública, colocou sua formação e experiência a serviço da sociedade. Foi vereador e prefeito de Saldanha Marinho por três mandatos. Foi escolhido pelos prefeitos de sua região presidente da Associação dos Municípios do Alto Jacuí e do Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal dos Municípios do Alto Jacuí. Foi presidente da Federação das Associações dos Municípios do RS (Famurs) onde ganhou notoriedade nacional. Aroldi recebeu seu prêmio do deputado estadual Vilmar Zanchin, do presidente do Sicredi Cooperação RS e SC, Gervásio Diel, e do deputado federal Giovani Cherini.

Destaque Internacional
Alexandre Peña Ghisleni
O diretor do Departamento de Promoção do Agronegócio do Ministério das Relações Exteriores, Alexandre Peña Ghisleni foi o ganhador do troféu nesta categoria. Natural de Porto Alegre, é diplomata de carreira com formação no Instituto Rio Branco com enorme prestígio no Itamaraty. Tem formação em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFRGS. Serviu na Delegação Permanente do Brasil em Genebra, nas embaixadas em Washington (Estados Unidos) e em Havana (Cuba). O ministro recebeu a distinção do diretor da central Sicredi Leandro de Lima, do deputado federal Alceu Moreira, do deputado estadual Mateus Wesp e do diretor da Área Internacional da Expodireto, Evaldo Silva Júnior.

Destaque Empresarial Nacional
Luciano Hang
Este reconhecimento foi para um empresário catarinense, nascido em Águas Claras, distrito de Brusque, Luciano Hang, fundador e diretor presidente da rede de lojas Havan. Formou-se em Processamento de Dados pela FURB, onde, líder estudantil, tornou-se presidente do Clube dos Estudantes Universitários. Com 21 anos comprou a Tecelagem Santa Cruz. Visionário, percebeu o impulso econômico que sua cidade ganhava e abriu uma pequena loja de tecidos. Hang é hoje um dos maiores empresários do País. Possui cerca de 140 lojas, em torno de 25 mil funcionários e um faturamento de cerca de R$ 10 bilhões. Hang recebeu o troféu do vice-presidente da Rede Pampa, Paulo Sérgio Pinto, do presidente da Fecomércio Luiz Carlos Bohn e do presidente da Stara, Gilson Trennepohl.

Destaque Empresarial Regional
João Mário Darós
Nesta categoria foi destacado o presidente do Sindicato da Indústria de Adubos do RS, João Mário Darós. Natural de Jaguari. Em 1973 entrou para o mundo do adubo, tornando-se vendedor da IAP em Porto Alegre, regional em Cruz Alta e gerente comercial para todo o RS. Foi para Londrina como gerente comercial para todo PR. No final da década de 1980 voltou para o RS para ser empresário, ao lado dos sócios Alceu Feldmann e José Claudino Santos. Juntos construíram o Grupo Fertipar, um dos líderes na área de fertilizantes, com fábrica em Porto Alegre e Rio Grande. O prêmio foi entregue pelo empresário Gilmar Veloz, o presidente do IEJUR Ricardo Alfonsin, o presidente do Banrisul, Claudio Coutinho e o deputado estadual Airton Lima.

Obtentores de Sementes
Genética do Brasil Ltda.
A empresa homenageada é a GDM Genética do Brasil Ltda. por meio do seu diretor Geraldo Luis Bartolomé. Com sede em Cambé, PR, a GDM implementa tecnologia de ponta em ciência, dados, biotecnologia e manejo agronômico para o melhoramento genético de variedades de soja e outras culturas. Durante os últimos 40 anos, utilizou as mais avançadas técnicas sustentáveis para alcançar o mercado mundial com os melhores níveis de ganho genético. Hoje conta com 12 estações, na Argentina, no Brasil, nos Estados Unidos e na União Europeia. Bertolomé recebeu o troféu do deputado Edson Brum, do vice-presidente do Sicredi José Celeste de Negri, do líder de Negócios da GDM para o Brasil, Julio César Poletto e do presidente da Famurs, Duda Freire.

Indústria de Máquinas e Implementos Agrícolas
Grazmec Indústria e Comércio Ltda.
A homenageada foi a Grazmec Indústria e Comércio, agraciada através do seu presidente Antonio Alberi de Mattos. Com sede em Não-Me-Toque, a empresa familiar gaúcha nasceu da vontade de construir uma organização séria, com solidez e voltada a oferecer o melhor em produtos e serviços. Seus implementos não agridem a natureza e simplificam o trabalho no campo. Conta com amplo parque fabril e os mais modernos equipamentos de produção, como: 120 Pró-Máquina Tratadora de Sementes, a Plantadeira Invicta, a Campo Limpo Mais e a Valente Carreto para Transportes. Entregaram o prêmio o deputado federal Heitor Schuch, a reitora da UPF, Bernadete Maria Dalmolin, o presidente do Simers, Claudio Bier e o deputado estadual Sérgio Turra.

Cooperativismo
Rede Técnica Cooperativa
A distinção nesta categoria é ao projeto da CCGL, Rede Técnica Cooperativa (RTC), representada pelo presidente da CCGL, Caio Vianna. A iniciativa surge da união de mais de 30 cooperativas com inovação nas práticas agrícolas, uso econômico e sustentável de insumos e recursos naturais. Lançada na Expodireto, ganhou corpo com a participação de cooperativas associadas à CCGL e o apoio da FecoAgro. Melhorou a renda de todos, democratizou a informação que chega, à distância, para engenheiros e agrônomos. Caio Vianna recebeu o troféu do superintendente regional do Incra, Tarso Teixeira, o gerente de Pesquisa e Tecnologia da CCGL, Geomar Corassa, o presidente da FecoAgro, Paulo Pires, o deputado Giuseppe Riesgo e o diretor do Sistema Ocergs Irno Pretto.

Produção Animal
Syngenta Seeds
A homenageada é a empresa Syngenta Seeds e quem recebeu o troféu foi o executivo de Marketing no Brasil, William Weber. Fundada há duas décadas, porém com mais de 250 anos de experiência, desempenha papel vital na cadeia de alimentos. Possui uma equipe colaborativa e confiável. E fornece sementes e inovações em proteção de cultivos, aumentando a prosperidade dos agricultores. A Syngenta está presente em 90 países, ofertando soluções e suporte, como a recuperação de terras, promoção da biodiversidade e revitalização de comunidades rurais. O presidente do Conselho de Relações Institucionais do Tribunal de Justiça, Francisco Moesch, o deputado Eric Lins, a diretora da Rede Pampa Viviane Vasques e a presidente do Badesul , Jeanette Lontra entregaram o troféu.

Proteção de Cultivos
UPL Brasil
A distinção foi para a UPL Brasil, United Phosphorus, representada pelo presidente para o Brasil, Fabio Torreta. Fundada em 1969 e presente em 124 países tem 28 Centros Tecnológicos e está entre as 10 maiores do segmento agroquímico. Há uma década no Brasil cumpre a missão de proteger e nutrir lavouras. A empresa global é focada nas soluções para agricultura, levando ao mercado produtos diferenciados. A UPL Brasil lançou a nova marca OpenAg que estimula a produção de alimentos de maneira sustentável. A entrega do troféu foi feita pelo superintendente regional do Banco do Brasil, Everton Kapfenberger, pelo deputado federal Pompeo de Mattos, e pelo superintendente comercial da Cotrijal, Jairo Kohlrausch.

Produtora Rural
Luciane Reinheimer
A homenageada é Luciane Reinheimer. Nascida em Chapecó, SC, esteve desde criança na lida do agro, com o qual se identificou de forma profissional e apaixonada. Graduou-se em Agronomia, especializou-se em assistência técnica de campo, exercendo a função por 13 anos. Foi assim que buscou seu próprio olhar para organização, planejamento e administração de propriedades rurais. Com o falecimento do pai, assumiu com a mãe e as duas irmãs a administração da propriedade da família. Recebeu prêmios pelo Brasil afora, fruto dos resultados obtidos na gestão de suas terras, onde produz soja, milho, trigo e aveia. Para a entrega da homenagem subiram ao palco a deputada Zilá Breitenbach, Mariana, Michele e Ana Elisa, respectivamente filhas e esposa de Nei Manica.

Jovem Produtor Rural
Henrique Matias Hummes
O Troféu Brasil Expodireto distinguiu nesta categoria o proprietário da Fazenda Otto, o engenheiro agrônomo Henrique Matias Hummes. Natural de Passo Fundo, o homenageado carrega o DNA da família. Produz, em 600 hectares, milho, soja, trigo, cevada e aveia branca nos municípios de Santo Antônio do Planalto, Carazinho e Victor Graeff, onde está localizada a sede administrativa da família. Henrique e os pais Laudemir e Rocelene são excelentes parceiros da Cotrijal que contribui com desenvolvimento de tecnologia e assim conseguem o máximo de produtividade para a sua propriedade. Entregaram o prêmio o corporate regional do Bradesco, Roberta Maria e o presidente da Federação dos Criadores de Animais de Raça, Leonardo Lamachia.

Agroindústria Familiar
Agroindústria de Embutidos Weber
A premiada é a Agroindústria Weber, representada pelo seu sócio-diretor Ernani Weber. Criada em 2018 pelas mãos dele e da esposa Dulce, a empresa está localizada na Linha São Paulo, em Não-Me-Toque. O status de indústria veio com a aquisição de equipamentos e o ingresso no Fundo Mais Energia. O casal gerou empregos, são três funcionários e o filho Cristian. Produz mais de três mil quilos de embutidos por mês, entre copas, linguiças e salames, estes considerados os melhores da região. O troféu foi entregue pelo presidente do Sindicato Rural de Carazinho, Leomar Tombini, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do RS, César Eduardo Bonfanti, o superintendente da Rede Pampa Wanderley Ruivo e o deputado estadual, Fábio Ostermann.


siga no instagram

@exporevista