Telmo Amado é homenageado na Calçada da Fama

O professor coordenou o projeto que transformou Não-Me-Toque na Capital Nacional da Agricultura de Precisão

Há 22 anos, o engenheiro agrônomo e professor da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) apresentou aos produtores da região a tecnologia de agricultura de precisão como uma moderna e eficaz ferramenta de gerenciamento da propriedade rural. O Projeto Aquarius apresentou um modelo inovador de cultivo, naquela época, utilizado apenas em países desenvolvidos.

Telmo Amado, considerado por alguns como “o pai da agricultura de precisão”, foi o 22º homenageado na Calçada da Fama, que valoriza grandes nomes do setor que se destacaram através de suas atuações junto à agricultura. "A Calçada da Fama eterniza aqui no parque da Expodireto nomes de relevância para o agro do RS, do Brasil e do Mundo.

Esta homenagem ao Telmo, que é agrônomo, vem em reconhecimento a sua grande contribuição e conhecimento na área do solo", parabenizou Nei César Mânica.

Amado possui um vasto currículo no campo da agricultura, hoje é professor titular da UFSM, onde se formou em Agronomia em 1982. É mestre pela UFRGS (1985), doutor em Ciência do Solo pela UFRGS (1997) e pela Auburn University-EUA (1997) e pós-doutor na Kansas State University, EUA (2008). Pesquisador há 37 anos, apesar de todas essas conquistas, foi surpreendido pelo reconhecimento e afirmou que não imaginava que esse momento chegaria.

"Eu só posso dizer que o agro é muito generoso. Ter o meu nome lembrado e eternizado na Calçada da Fama do Agro é sem dúvida o ponto mais alto da minha carreira", agradeceu o professor.


siga no instagram

@exporevista