Aditivo para ração de vacas da DSM Tortuga suprime enzimas no estômago dos ruminantes e reduz em 30% a emissão do gás.
Pensando em soluções para reverter as mudanças climáticas e diminuir a poluição ambiental, a DSM com sua marca Tortuga levou à Expodireto Cotrijal 2022 o Bovaer® um aditivo para ração de vacas e outros ruminantes, que reduz a emissão de metano.
Juliane Calgaro, supervisora técnico comercial da DSM, esclarece que essa molécula foi desenvolvida após mais de 10 anos de pesquisas científicas, e apenas após a comprovação de sua eficiência, a DSM investiu em torná-la acessível ao produtor rural. “O Bovaer® precisa ser consumido constantemente, seu efeito não é duradouro no organismo. Não faz mal para o animal, não interfere na produção e não deixa resíduos na carne ou leite, sendo, portanto, seguro para o consumo humano”, evidencia a zootecnista. A recomendação de ingestão varia de acordo com a dieta do animal, mas um quarto de colher de chá ao dia é suficiente para garantir sua eficiência, produzindo efeito imediato.
Seu uso é autorizado no Brasil, Chile e Europa. Durante a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a DSM apresentou a eficiência do Bovaer®, na ocasião foi fechado um acordo com a JBS e atualmente mais de 30 mil animais consomem essa enzima.