Senar RS leva conhecimento e desenvolvimento tecnológico ao campo

Condorelli aponta a Expodireto como referência no setor agro

Instrumentalizar os profissionais que atuam no agronegócio é uma das finalidades do Senar RS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). Os projetos realizados proporcionam formação qualificada para que as pessoas tenham oportunidades de gerir seus negócios com autonomia, tecnologia e conhecimento.

Conforme o superintendente do Senar RS, Eduardo Condorelli, a entidade mantém atualizados os temas que se relacionam com as necessidades do produtor rural. Para a Expodireto Cotrijal 2024, o Senar RS levou duas importantes oficinas para a atividade agrícola: Tecnologia de Aplicação de Defensivos Agrícolas e Tratamento de Sementes. “Uma delas trata de algo fundamental porque é a atividade mais feita pelo produtor durante a safra, que é a aplicação correta de defensivos agrícolas, através de pulverizadores, de autopropelidos, por meio de uma parceria que temos com a TeeJet”, explica. E em parceria com a Syngenta – Seedcare Institute ocorreu o desenvolvimento do tratamento de sementes, para protegê-las no controle de pragas.

Atuação em três pilares

Condorelli destaca que o Senar RS trabalha com três pilares. Os treinamentos e cursos oferecem formação profissional rural, ou seja, conhecimento técnico sobre atividades agrícolas e pecuárias, bem como assistência técnica e apoio à gestão dos negócios, além das ações sociais incluindo odontologia, alfabetização de adultos e saúde preventiva, abordando necessidades específicas das comunidades rurais.

“O agro é estratégico”

Para Condorelli, a presença dos produtores na feira demonstra o compromisso com a busca de conhecimento e inovação, e afirma que a Expodireto não é apenas um evento de negócios, mas um símbolo do sucesso do Brasil rural. “Existe um país dando certo e isso acontece no meio rural, nas pequenas cidades e até nas médias cidades, onde a partir da posição estratégica do que ocorre em propriedades rurais, toda uma comunidade urbana se beneficia com geração de emprego e renda”, acrescenta. “O agro não é melhor ou pior que outro segmento. O agro é estratégico. É por meio dele que geramos muitas oportunidades antes e depois da porteira. Precisamos acreditar e explorar isso cada vez mais na nossa sociedade.”


siga no instagram

@exporevista