Sebrae RS reuniu mais de 400 empresas em ações durante a feira

Trabalho da entidade foi direcionado à inovação e fechamento de negócios

Seja conectando pequenos fornecedores a grandes empresas do agronegócio brasileiro ou aproximando jovens startups gaúchas às oportunidades dos negócios do campo, o Sebrae RS (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) realizou um amplo atendimento ao público durante a Expodireto Cotrijal 2023.

Em um ambiente totalmente integrado às suas diferentes soluções inovadoras, a organização reuniu mais de 400 empresas em seu estande coletivo de 1,6 mil metros quadrados voltados ao fomento da inovação e geração de negócios. “Os pequenos empreendedores têm um papel fundamental no ambiente do agronegócio, gerando valor e renda dentro de algumas das principais cadeias produtivas do estado. Nesse sentido, a Expodireto é uma verdadeira vitrine de oportunidades”, comentou o gerente regional do Sebrae RS, Armando Pettinelli.

Um dos destaques da edição deste ano foi o Desafio de Inovação Aberta, desenvolvido em parceria com o Instituto Agregar. A atividade consiste na resolução de desafios tecnológicos identificados pelas empresas Bruning, Cotripal, Kepler Weber, Fockink, Saur, Tromink, Cotrirosa e Comil Silos, que foram solucionados por startups de todo o Estado.

A organização também contou com um espaço de exposição com 15 startups gaúchas que apresentaram soluções para o agro. O intuito foi inseri-las em um ambiente de inovação, gerando oportunidade de novos negócios e parcerias no evento.

Rodadas de negócios do Projeto Comprador

Criado para conectar pequenos fornecedores a grandes empresas, o Projeto Comprador realizou duas grandes rodadas de negócios durante a feira. Na ocasião, pequenas empresas do setor metalmecânico expuseram suas soluções para representantes de grandes indústrias do segmento. Em 2022, o projeto movimentou R$ 3,4 milhões.

SebraeX é a inovação do setor

Por meio do SebraeX, marca de inovação do Sebrae RS, a organização contou com um estande na Arena Agrodigital. Essa participação foi focada na apresentação de alternativas tecnológicas voltadas ao agronegócio, como IOT (internet das coisas), o software blockchain (livro compartilhado que facilita o processo de registro de transações e controle de ativos de uma empresa) entre outras.

O grande objetivo foi interagir com o público visitante, para que pudessem visualizar tais inovações por meio de demonstrações dessas tecnologias, observando seu impacto nas propriedades rurais.

Além disso, durante todos os dias da feira, 39 empresas do setor industrial de seis regiões do estado expuseram seus produtos e serviços.


siga no instagram

@exporevista