Sebrae proporciona visibilidade e oportunidade para as micro e pequenas empresas

Estande coletivo aproxima e possibilita negócios

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE-RS) disponibiliza um dos maiores espaços da Expodireto Cotrijal. Com 1,6 mil metros quadrados e criado para dar visibilidade aos pequenos negócios, o estande coletivo do Sebrae RS agrega 37 empresas do setor metalmecânico, que apresentam soluções para o aumento da produtividade no campo. A competitividade fortalecida e o crescimento das economias local e regional são algumas das vantagens que as participantes têm acesso.

Para o diretor-superintendente do Sebrae RS, André Vanoni de Godoy, são dois os objetivos centrais da instituição na Expodireto. O primeiro é aproximar essas empresas do mercado que é foco da feira. “Como a demanda no evento é muito grande, há uma fila de espera de vários anos para que as empresas possam estar na Expodireto. Essa é uma oportunidade que os pequenos negócios dificilmente teriam, se não fosse por meio do Sebrae”, salienta.

O segundo objetivo é gerar oportunidade para que essas empresas conversem entre si e com fornecedores, possibilitando que empresas grandes possam vir a ser cliente das pequenas. “Durante o ano de 2019 as empresas que participaram do nosso estande conseguiram gerar negócios da ordem de R$ 16 milhões, um número que é absolutamente fantástico”, comemora Godoy. Nesta edição, somente as Rodadas de Negócios do Sebrae, que ocorreram em dois dias, geraram R$ 4,62 milhões e promoveram 550 encontros com compradores locais e nacionais.


União de forças para estar entre as grandes

PTA Precisão Tecnoagro
Pela primeira vez na Expodireto Cotrijal, a PTA Precisão Tecnoagro, de Passo Fundo, apresenta uma tecnologia inovadora para máquinas semeadoras adubadoras de precisão. A inovação substitui o sistema convencional de transmissão da máquina por motoredutores elétricos acoplados diretamente nos dosadores. Segundo o proprietário da empresa, Daniel Salmen, o objetivo é fazer a correta distribuição espacial das sementes e a dosagem correta de adubo. “Ela permite realizar a taxa variável das sementes através de um sistema digital. Permite também o desligamento linha a linha, via GPS, evitando a superposição de plantio”, ressalta Salmen.

JR Soluções
Praticidade, economia e qualidade no tratamento são as principais vantagens do inoculador de sementes, desenvolvido pela JR Soluções, uma inovação capaz de fazer a fixação de nitrogênio para a planta. A aplicação de inoculante líquido (bactéria viva) na semente, momentos antes do plantio, garante a uniformidade do produto no grão e, consequentemente, o melhor desenvolvimento do vegetal. Conforme o proprietário da empresa de Carazinho, Jordano Rodrigues da Silva, a máquina traz diferenciais importantes para o produtor, podendo ser acoplada sobre a caixa de sementes, presa embaixo do bag e movimentada juntamente com o guincho. “Ela possui acionamento automático do tratamento e o produtor só se preocupa com a abertura e o fechamento da passagem de semente”, explica o empresário.

Codi Sistemas de Gestão da Produção
“Com a grande competitividade do mercado, o gestor precisa saber se está estratificando o melhor resultado do que ele tem disponível”, orienta o gerente de contas da Codi Sistemas de Gestão da Produção, de Caxias do Sul, André Bridi. A Codi é especialista em solução de software mais hardware, que coleta dados dos equipamento em tempo real sobre máquinas em produção. “A ferramenta Codi é baseada no conceito de OEE, que é eficiência efetiva do posto operativo. O nosso foco é buscar informações de recursos produtivos para saber a real eficiência dos equipamentos. A parte analítica do sistema gera mais de 35 relatórios, entre tabelas e gráficos, com uma gestão visual muito atrativa e fácil para qualquer gestor entender”, enfatiza Bridi.


siga no instagram

@exporevista