A busca por soluções favoráveis ao trabalho do produtor rural esteve entre as prioridades dos debates
Durante a 24ª Expodireto Cotrijal, a Seapi (Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do Rio Grande do Sul) marcou presença ativa, com o secretário Giovane Feltes conduzindo uma série de agendas estratégicas. Entre os temas dos debates estava a busca de condições favoráveis para facilitar o trabalho dos produtores, e assim melhorar o desempenho do campo, além de fortalecer as políticas públicas voltadas para o crescimento sustentável da agricultura.
Em entrevista à ExpoRevista, Feltes destacou o compromisso da secretaria com o desenvolvimento do setor agrícola, enfatizando a importância de políticas públicas assertivas para impulsionar o crescimento. "Para qualquer homem urbano que é dado a conhecer o agronegócio, o Rio Grande do Sul é de deixar qualquer um espantado com a tecnologia, e verificamos que o Estado tem muito a evoluir. É imparável a locomotiva do agro”, observa. “Há muito a explorar na ciência, tecnologia e isso aponta que as próximas gerações terão um nível de vida melhor. E muito disso tem a ver com as cooperativas e feiras como a Expodireto."
Sustentabilidade na prática
Quanto às implementações sustentáveis, Feltes destaca que grande parte dos produtores já está engajada nesse processo: "A produção sustentável é esmagadora maioria. O produtor está percebendo a importância que é preservar o ambiente, ele é um observador e cumpridor da lei.”
Segundo Feltes, a presença da Seapi na Expodireto evidencia o compromisso do Governo Estadual em fortalecer o agronegócio, estabelecendo parcerias sólidas e implementando políticas que promovam o desenvolvimento sustentável do campo, para que o Rio Grande do Sul continue a se destacar como uma das principais potências agrícolas do país. “A Expodireto é uma grande feira, que não perde em nada para exposições europeias e americanas, e tem a capacidade de atrair, de modo geral, um público do Brasil e do mundo do agro”, avalia.