O primeiro dia da feira em Não-Me-Toque registrou recorde no número de participantes
O início da 23ª edição da Expodireto, na segunda-feira, 6 de março, superou a expectativa de público estimada por seus organizadores. Representantes de 591 expositores, autoridades e parlamentares das três esferas de governo lotaram o auditório central do parque da feira, em Não-Me-Toque.
Nei César Manica, presidente da Expodireto Cotrijal, deu início ao evento cumprimentando o governador Eduardo Leite (PSDB) e demais integrantes da mesa, bem como a imprensa, amigos, parceiros em geral e público presente. Na sequência, afirmou sua certeza do sucesso e superação desta edição em relação às edições de anos anteriores, sob todos os aspectos, o que realmente se confirmaria.
Manica, por fim, enfatizou a importância de soluções apartidárias e sem cunho político, mas de políticas efetivas para a agricultura e pecuária do Rio Grande do Sul. Neste contexto, o presidente da feira ressaltou a estiagem que tem castigado a produção agrícola e pecuária do estado nos últimos anos. Este tema, aliás, permeou as falas de boa parte dos integrantes da mesa no evento de abertura da feira.
Legislativo
Com olhar otimista, o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Vilmar Zanchin (MDB), citou a pandemia e os recorrentes períodos de estiagem severa como os maiores desafios dos últimos anos no estado, ressaltando a força e resiliência da agropecuária gaúcha para resistir às adversidades.
Continente Africano esteve representado na abertura oficial
Presente na mesa composta por autoridades envolvidas no evento e convidados, a embaixadora da República de Gana, Abena Pokua Adompim Buzia, em seu discurso agradeceu a amizade e a parceria firmada entre o Brasil e Gana, que tem resultado em suporte importante na área de pesquisa para o seu país. Abena finalizou sua fala, ressaltando o 66º aniversário da república de Gana.
Clima no Rio Grande do Sul esteve entre os temas mais abordados
A transformação do clima no estado nos últimos anos, e suas consequências adversas sobre a produção agropecuária predominou na grande maioria das falas das autoridades na mesa, confirmando a preocupação de todos com a situação desafiadora. "O atual contexto climático, econômico e político do nosso estado sugere um olhar atento para o futuro", enfatizou o prefeito de Não-Me-Toque, Gilson dos Santos (DEM).
Não menos preocupado com a questão, o senador Luis Carlos Heinze (PP) destacou a importância da ampliação da implementação de projetos de irrigação para solucionar a situação das produções que sofrem os efeitos da estiagem.
Já o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro (PSD) mencionou a sensibilidade do atual governo com a questão da seca, e afirmou que havia sido repassado emergencialmente R$ 430 milhões para medidas contra a estiagem em cidades gaúchas, e acrescentou que neste momento difícil enfrentado pelos produtores é preciso mais.
Fávaro salientou a importância das linhas de crédito específicas para o agronegócio e sua consequente relevância no crescimento dos municípios. Falou sobre a dificuldade enfrentada nas taxas de juros e informou que uma linha de crédito de US$5bilhões está semiestruturada e terá taxas de juros reduzidas.
O ministro afirmou ainda que, de maneira nenhuma, irá compactuar com invasão de terra produtiva. “Se nós repudiamos a invasão do Congresso Nacional, também iremos repudiar invasões de terra”, o que foi respondido com aplausos pelo público.
Abrangência e Efeitos da Feira
Em seu discurso, que finalizou a cerimônia de abertura da 23ª edição da feira, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB) afirmou que a expressão econômica da Expodireto Cotrijal vai além dos negócios firmados. "A feira engloba toda a questão de conhecimento e acesso às inovações tecnológicas específicas para o setor agropecuário", salientou o governante. Leite também comemorou o equilíbrio das contas no Rio Grande do Sul, e a consequente possibilidade de implementação de projetos para a produção local.
Autoridades
Estiveram à mesa oficial, além dos já citados: Ex-vice-governador do RS e atual diretor no BRDE, Ranolfo Vieira Júnior; Presidente do Tribunal de Justiça do RS (TJ) , Desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira; Senador Hamilton Mourão (Republicanos); Presidente da Câmara de Vereadores de Não-Me-Toque, Vereadora Francieli De Carvalho; Presidente do Tribunal de Contas do RS, Conselheiro Alexandre Postal; Embaixador da Expodireto, Paulo Sérgio Pinto; Presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartman; Presidente Sistema Farsul, Gedeão Pereira; Presidente Fecoagro, Paulo Pires; Presidente Fetag, Carlos Joel da Silva; Presidente do Sistema Fecomércio e do Conselho Deliberativo do Sebrae, Luiz Carlos Bohn; Presidente da Fiergs, Gilberto Porcello Petry; Presidente do Simers, Claudio Bier; Prefeito de Restinga Seca e Presidente Famurs, Paulinho Salerno; Presidente OAB/RS, Leonardo Lamachia e a Defensora Pública Regional em Não-Me-Toque, Daniele da Costa Lima.