A BASF levou à Expodireto Cotrijal um produto que promete alta performance no controle de doenças que afetam a colheita de soja, como a ferrugem asiática e a mancha-alvo. O Aumenax® contém a combinação de fungicida multissítio a um fungicida do grupo das carboxamidas, e estará disponível para a safra 2020/2021.
O gerente de Marketing de Soja da empresa, Hélio Cabral, explica que essa combinação alia eficiência a praticidade para o trabalhador do campo, já que elimina a necessidade de misturar dois tipos de fungicida. “No Aumenax vem esses dois em um. Ele já vem pronto. Estamos falando em praticidade que protege, pois realmente é uma conveniência para agricultor em termos de embalagens de aplicação e de segurança”, explica Cabral.
A ferrugem asiática pode ocorrer em qualquer fase do desenvolvimento das plantas e, por ser uma doença muito agressiva, são recomendadas aplicações preventivas do Aumenax® para um controle eficiente. Além dos danos nas folhas, há prejuízos à formação de grãos e ao enchimento das vagens, o que compromete o resultado do cultivo.
Devido às condições climáticas, a ferrugem asiática tem maior incidência no Sul do País. O Rio Grande do Sul é um dos estados com maior registro na safra 2019/2020, de acordo com o monitoramento do Consórcio Antiferrugem. As perdas com a doença podem reduzir em até 90% o rendimento de grãos das lavouras caso não seja feito o manejo adequado.
O Aumenax® também é efetivo contra a mancha-alvo. A doença, mais comum no Centro-Oeste do país, pode causar perdas de até 40% de produtividade na lavoura de soja caso não seja feito o devido controle. Os principais sintomas são manchas nas folhas e a desfolha.
“É um fungicida que, além da ferrugem da soja, tem uma performance muito boa contra outras doenças também, como o oídio, como manchas foliares, que são um problema hoje para o agricultor e afetam a produção dele”, acrescenta Cabral.
Variedades de soja
A Basf também apresentou na Expodireto novas variedades de sementes de soja das marcas Credenz® e SoyTech®. A Credenz® conta com a variedade CZ 15B70 IPRO, que possui ampla adaptação geográfica, estabilidade de porte e um elevado potencial produtivo. “É um material que tem se destacado muito esse ano, e no ano que vem com certeza vai crescer”, afirma Hélio Cabral.
Já a marca SoyTech® conta com dois lançamentos adaptados à região. Um deles é a variedade ST 575 IPRO, que apresenta precocidade e ótimo arranque inicial, favorecendo o estabelecimento da lavoura, com resistência a fitóftora.
O outro lançamento é o ST 592 IPRO, também resistente a fitóftora, com tolerância à ferrugem asiática, alto teto produtivo e excelente sanidade até o final do ciclo.
“A SoyTech® está lançando produtos em todo o Brasil, adaptados a cada região de cultivo”, afirma o gerente de licenciamento SoyTech® da Basf, Daniel Schardong Gobbi.
Investimento em pesquisas
A Basf investe 900 milhões de euros por ano em pesquisas e no desenvolvimento de soluções para a agricultura. Nos próximos dez anos, a expectativa é que sejam lançadas mais de 30 novidades, entre produtos de proteção de cultivos e traits de sementes, além de variedades de soja, algodão e arroz e diversas ferramentas digitais.
“Trabalhamos para oferecer soluções integradas que atendem as necessidades dos agricultores. Proporcionar maior produtividade e rentabilidade para o sistema produtivo de soja é uma de nossas prioridades. O lançamento de mais uma ferramenta de controle de doenças faz parte do nosso comprometimento com o legado da agricultura brasileira”, afirma o diretor de marketing da Divisão de Soluções para a Agricultura da Basf, Eduardo Novaes.
Combinando o sucesso econômico com proteção ambiental, o Grupo Basf conta com cerca de 122 mil colaboradores que trabalham para contribuir com o sucesso dos clientes em quase todos os setores e países do mundo.
O portfólio da empresa é organizado em seis segmentos: Químicos, Materiais, Soluções Industriais, Nutrição e Care, Tecnologias de Superfície e Soluções para Agricultura. Em 2018, registrou 63 bilhões de euros em vendas.