Negócios 10% superiores aos do ano anterior

Resultado da 21a Expodireto surpreende positivamente, registrando R$ 2,65 bilhões comercializados

A guardada com ansiedade e um pouco de preocupação pelo segmento do agronegócio, a edição de número 21 da Expodireto Cotrijal fechou com comercialização de R$ 2.653.177, um crescimento 10% acima do registrado na edição de 2019.

A notícia surpreendeu o setor e o presidente da Expodireto Cotrijal, Nei César Manica, já que a expectativa era de alcançar números semelhantes aos do ano anterior, por causa dos prejuízos previstos para a safra pela falta de chuvas.

Segundo Manica, alguns fatores influenciaram para o sucesso da edição, como, por exemplo, o caso de dois produtores que vieram do Amapá e compraram cerca de 20 máquinas. “Temos muitos produtores capitalizados com recursos próprios, financiamentos bancários com dois anos de carência e muitos negócios de pessoas de outros estados do Brasil”, comentou o presidente satisfeito.

Coletiva de encerramento ocorreu na Arena Agrodigital
A principal novidade desta edição da feira, a Arena Agrodigital, foi o local escolhido pelos organizadores do evento para realizar a coletiva de imprensa, que revelou os números finais. Com 1,6 mil metros quadrados e formato circular, o local reuniu 22 empresas entre startups que apresentaram tecnologias inovadoras para o campo. “O objetivo da Arena é ajudar a difundir a tecnologia e reduzir custos para o produtor”, afirmou Manica.

Milhares de visitantes a cada ano
A Expodireto, que conta com 571 expositores, se caracteriza como uma das maiores marcas do agro. Nesta edição, recebeu 256 mil visitantes, número 4% menor que o de 2019, quando 268 mil pessoas passaram pelo evento. A direção da Cotrijal acredita que a queda de público deve-se, possivelmente, a um temor em relação aos primeiros casos de coronavírus registrados no país.

Ao longo de uma semana, o futuro do setor agropecuário está em Não-Me-Toque, no Planalto Gaúcho, com inovação, tecnologia, cooperativismo, agroindústria familiar, máquinas e equipamentos de alta precisão e qualidade, novas cultivares, fertilizantes, além de uma intensa programação de fóruns, debates, rodadas de negócio, entre outros. A próxima edição, a 22a Expodireto, ocorrerá entre os dias 1o e 5 de março de 2021.


siga no instagram

@exporevista