Mulher Dona de sua História: A Rota para o Sucesso foi o tema do evento feminino

Em sua 8ª edição, o Encontro de Empresárias Rurais Cotrijal contou com depoimento de superação e sucesso da advogada, produtora rural, técnica agrícola e idealizadora da Rede Uma, Cristiane Steinmetz

Para uma plateia 100% feminina, o presidente da Expodireto Cotrijal, Nei César Manica, destacou a importância das mulheres na propriedade e na família, mas que ainda sente falta delas nos espaços de liderança. “Temos muita gratidão e muito orgulho das mulheres na Cotrijal. Vendo essa plateia, normalmente, masculina, com lotação total de mulheres, nos anima para que a liderança também seja cada vez mais feminina.” Na abertura foi ressaltada também a importância do Programa Mais Elas. “A iniciativa vai muito além dos eventos esporádicos. Proporciona formação e treinamento contínuos, de acordo com as demandas das nossas produtoras”, diz o vice-presidente da Cotrijal Ênio Schoereder.

SUPERAÇÃO

Sobre o tema Mulher Dona de Sua História: O Caminho para o Sucesso, a advogada, produtora rural, técnica agrícola e idealizadora da Rede Uma (União das Mulheres do Agro) Cristiane Steinmetz falou sobre as dificuldades enfrentadas após a perda do avô e do pai, que coordenavam a fazenda, e a reestruturação que as mulheres da família passaram para que a propriedade continuasse dando lucro. “A propriedade estava nas mãos do meu avô, que faleceu em 2011 e do meu pai, que aos 60 anos, faleceu em 2014. Ficamos eu, minha mãe e minha irmã, que é jornalista. Somente o amor, a fé e a coragem explicam não termos desistido e superado.”

Ela conta que a propriedade de 500 hectares de área de produção, localizada em Mineiros (GO), teve um aumento de 35% de produtividade nos últimos oito anos. “Partimos de 59 sacas. 65 era o sonho do meu pai. Já sem ele passamos para 77 sacas e sonhamos com 80 sacas e temos certeza que iremos conseguir.” Nos momentos de dificuldade ela percebeu a importância das parcerias. Idealizou a Rede Uma que atualmente tem 200 componentes e a parceria com projetos como Mais Elas da Cotrijal. “Temos mais de 40 parceiros. Não se faz nada sozinho e não precisamos saber tudo. É importante ter sempre um advogado de confiança, um contador e um consultor de economia. Se não posso pagar o melhor, vou contratar o melhor que meu dinheiro pode pagar. Vai fazer a diferença.”

Segundo ela, as trocas de conhecimento vão preparando as mulheres para o protagonismo. “Não quero assumir nada por ser mulher. Não queremos cargo algum por ser mulher. Queremos cargo por competência”, completa. Vera Lucia Chaves, de Passo da Lage, Zona Rural de Ibirapuitã, produz soja e novilho para abate diz ter aprendido muito no projeto Mais Elas, que participa há 2 anos. “Muita troca de informações e experiências.” Já Daniela Paulina, de 27 anos, que mora em Esmeralda, participa da Cotrijal desde criança com os avós, os pais, e agora com o marido. “Muito gratificante ter um projeto voltado só para nós. Todas passamos por dificuldades e no depoimento de hoje ficamos com a certeza de que temos muita força e nada é impossível para nós.”


siga no instagram

@exporevista