Monsoy apresenta tecnologia para uma soja mais resistente

Marca de sementes da Bayer apresentou seus lançamentos na feira de agronegócio

A Monsoy, marca de sementes de soja da Bayer, reforçou a importância de três produtos com alta tecnologia para o cultivo de soja durante a 23ª Expodireto Cotrijal. Conforme Everton Wojhan, representante de Licenciamento para o RS e SC, o enfoque no evento foi para os lançamentos M5737 XTD, M6130 I2X e para o M5710 I2X, que foi apresentado ao público no ano passado.

Embora possuam tecnologias diferentes, os três produtos têm algo em comum. “Todos eles têm um herbicida, tolerância aos herbicidas glifosato e dicamba, e apresentam um ótimo controle de plantas daninhas”, enfatizou. Os produtos apresentados durante a feira de agronegócio foram adaptados para a macrorregião 1 da Bayer, que abrange Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Sementes mais resistentes

M 6130 I2X – O produto, lançado durante o evento, é uma semente com a tecnologia Intacta2 Xtend®, que conta com uma proteína que proporciona resistência às principais pragas da soja. Seu ciclo de crescimento é de 139 a 148 dias, apresentando resistência à fitóftora e à pústula bacteriana.

Para outras doenças, como mancha-alvo e mancha olho-de-rã, a semente se apresenta moderadamente resistente. Já contra antracnose, mofo-branco e macrophomina, ela se mostrou moderadamente suscetível. Para nematoide de cisto e nematoide de galha de soja, por sua vez, a semente se mostrou suscetível.

M 5710 I2X – Lançada no ano passado, essa cultivar apresenta ciclo médio de crescimento. Possui arquitetura moderna da planta, entrenós curtos e resistência ao acamamento. Um de seus pontos fortes é o alto teto produtivo, ideal para áreas de maior fertilidade.
Ela se apresenta resistente aos herbicidas dicamba e glifosato e doenças e pragas como cancro de haste, mancha olho-de-rã, pústula bacteriana, podridão radicular de fitóftora, lagarta da soja, lagarta falsa medideira, lagarta das maçãs, broca das axilas, helicoverpa, spodoptera e também resiste ao acamamento.

Essa semente já está em seu segundo ano de produção. “Essa tecnologia iniciou seus testes em um período de forte estiagem. Esse ano o clima está parecido e, ainda assim, a semente apresentou um ótimo comportamento em relação à seca, com alta estabilidade de produção, o que a elevou a um novo patamar de produtividade”, explicou Wojhan.

A meta da Monsoy para essa cultivar é de crescimento de 50% em área cultivada até 2024. “Somente esse ano, já crescemos na ordem de 30% em área plantada”, comemorou Wojhan.


siga no instagram

@exporevista