Melhorias na ERS-142 finalmente são entregues à população

A meta agora é concluir acessos asfaltados para nove municípios até o final de 2020

Em uma pequena solenidade, com a presença do governador do RS, Eduardo Leite, o secretário dos Transportes do RS, Juvir Costella, o presidente da Expodireto Cotrijal, Nei César Manica e demais autoridades da região, foi entregue à população o trecho de 18 km de renovação asfáltica da ERS-142, que vinha sendo pleiteada na região há anos. O final da obra, calculada em cerca de R$ 20 milhões, foi festejado pois a estrada liga os municípios de Não-Me-Toque a Carazinho facilitando o acesso à feira e ajudando no transporte de grãos, o que impulsiona o agronegócio na região. “Essa obra facilita o escoamento da produção e também representa segurança para todos os cidadãos que se utilizam dela”, considera o secretário Costella.

Outras nove cidades sem acessos pavimentados, que igualmente impactam na produção, devem receber investimentos até o final do ano. A garantia foi dada pelo secretário durante a 21a Expodireto Cotrijal. Ao todo 52 municípios do Rio Grande do Sul não tem igação asfaltada.
O Governo do Estado entregou, em fevereiro, o acesso municipal a Caraá. Os outros nove estão com obras em andamento, somando R$ 37,2 milhões. Os municípios contemplados são Santo Antônio do Palma, São José do Hortêncio, Guabiju, Boqueirão do Leão, Carlos Gomes, Muliterno, Sertão Santana, Sério e Cândido Godói.

Hidrovias e aeroportos
Um dos projetos da Secretaria é que o Porto de Rio Grande tenha um novo modelo de gestão, passando de autarquia para empresa pública até o final de 2020. O objetivo é abrir investimentos da iniciativa privada e mudar o sistema de arrecadação. Hoje, os valores que entram no Porto são enviados para o caixa do Tesouro. “Temos empresas que estão aguardando nove anos para investir e, como empresa pública, isso será possível. Fora que a mudança vai fazer com que o recurso gerado no porto seja reinvestido lá mesmo”, explica Costella. O secretário também afirma que o escoamento hidroviário tem custos muito menores que o rodoviário, beneficiando os produtores rurais.

Ampliação de aerovias também está nos planos do Governo do Estado, com aportes destinados à ampliação de aeroportos regionais. O maior beneficiado será o Aeroporto Lauro Kortz, de Passo Fundo, que deve receber R$ 44 milhões para as obras, com recurso federal da Secretaria de Aviação Civil.

O governo ainda projeta a possibilidade de concessão dos terminais gaúchos. Segundo Costella, junto ao pacote de concessões, o governo estuda incluir aeroportos que tenham interesse da iniciativa privada, sob a fiscalização do Estado.


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