Legislativo Gaúcho prestigia a Expodireto e aposta na educação e no turismo rural

Presidente do Legislativo Gaúcho, Vilmar Zanchin, prestigiou a feira e se fez presente nos principais eventos da agenda oficial

“Os recordes de público e faturamento da Expodireto, mesmo em um cenário de estiagem e crédito mais caro e restrito, não são acaso. São fruto de décadas de trabalho e inovação que solidificaram a agricultura de precisão no Rio Grande do Sul” afirma o presidente da Legislativa RS, deputado Vilmar Zanchin (MDB).

Segundo ele, o agronegócio convive com o mesmo apagão que outros setores da economia: a escassez de mão-de-obra qualificada. “Faltam profissionais, sobretudo jovens, que queiram permanecer no campo e que dominem o uso da tecnologia de ponta que está nas lavouras. E isso só se resolve com educação e profissionalização, dois pilares da atuação da Assembleia Legislativa em 2023. Queremos fazer da Educação um instrumento de desenvolvimento econômico e social do nosso estado, trabalhando ao lado de todos setores produtivos, especialmente o primário, cuja cadeia responde por quase 40% do PIB gaúcho”, ressalta.

Turismo e meio ambiente

“O agronegócio é o que temos de mais importante no Brasil e precisamos nos voltarmos para os aspectos que atraem turistas para o Turismo Rural”, ressalta o deputado estadual Gustavo Victorino (Republicanos), presidente da Comissão de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo da Assembleia Legislativa do RS.

Para ele é necessário que a população desperte para isso. “Turismo é como uma indústria limpa, que preserva o meio ambiente e há um potencial ligado à agricultura que merece ser explorado. O agro precisa conciliar com um turismo específico, voltado para a agricultura. Mas, para isso, é preciso superar a falsa ideia de que turismo destrói o meio ambiente”, exemplifica.

Victorino aponta que áreas gaúchas como da Costa Doce, dos Aparados da Serra e do Salto do Yucumã, são apenas alguns dos muitos roteiros para geração de trabalho e renda através de investimentos apoiados pelo poder público. “São regiões lindíssimas para desenvolver projetos. Então, minha intenção é conversar com os prefeitos desses municípios e apresentar propostas”.


siga no instagram

@exporevista