Um dos desafios da JACTO é oferecer mais tecnologia para o pequeno e médio produtor, com custo acessível e que possibilite eficiência e produtividade. Com este propósito a empresa apresentou na Expodireto Cotrijal o novo sistema de aplicação Multicontrol para os modelos Condor 800 AM 18 e Advance 3000 AM 24.
“A Jacto é uma empresa muito preocupada em trazer inovações e como, normalmente, elas chegam primeiro nos equipamento voltados aos grande produtores, lançamos o Multicontrol, um pacote de soluções tecnológicas que não são novidades, mas que nós estamos tornando viável e acessível para os produtores familiares. As mesmas tecnologias da linha Uniport, nós estamos disponibilizando para a linha Condor, que é voltada para a agricultura familiar”, explica o gerente de produto, Paulo Henrique Bueno.
O sistema possui tecnologias semelhantes às já existentes nos pulverizadores automotrizes e está equipado com o conjunto Omni 700, que reúne as principais funções de agricultura de precisão, como barra de luzes, piloto automático e controle automático de seções.
Tecnologia que mantém o volume de aplicação constante mesmo com variação de velocidade
Outro importante lançamento da Jacto durante a feira, é a tecnologia PWM, demonstrada no Espaço Inovação em uma das máquinas para que o produtor pudesse entender os avanços em tecnologia de aplicação que em breve entrarão comercialmente no mercado. Desenvolvida totalmente no Brasil, esta tecnologia permite uma pulverização ainda mais uniforme, mantendo o tamanho das gotas mesmo com variação de velocidade da máquina.
“A tecnologia PWM vem integrada ao já conhecido sistema bico a bico que possibilita uma economia em defensivos agrícolas de até 10%. Faz a gestão automática da operação sendo acionado somente quando necessário. Em operações onde o talhão permite a velocidade constante, o sistema trabalha como se fosse uma pulverização normal. Em posição onde é detectada a variação de velocidade, o sistema automaticamente responde com controle de vazão adequando o sistema PWM à nova condição de velocidade. Com isso, a pulverização fica mais eficiente e com tamanho de gota dentro do especificado”, explica o gerente de negócio de pulverizadores automotrizes da Jacto, Rodrigo Madeira.
O papel das mulheres dentro e fora da porteira
Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 08 de março, a Jacto realizou uma ação durante a feira, convidando mulheres que atuam no agronegócio para uma conversa no Jacto Talks. O tema central do bate-papo foi a importância das mulheres dentro e fora da porteira. Entre outros assuntos, destacam-se a sororidade, a importância da parceria entre homens e mulheres e as facilidades atuais que permitem que as mulheres atuem de forma mais incisiva no campo, especialmente da porteira para dentro.
Mais de 200 mulheres participaram do evento e receberam as mensagens de incentivo das palestrantes. “Antigamente, as máquinas agrícolas exigiam muita força braçal para manobrar e acelerar, por exemplo, e hoje, com as muitas tecnologias desenvolvidas, conseguimos até girar o volante com uma das mãos. O avanço tecnológico permitiu que ainda mais mulheres se interessassem pelo agronegócio”, evidenciou Alessandra Nishimura, do conselho de acionistas da Jacto.