Integração lavoura pecuária foi o destaque do Fórum da Carne Bovina

Segunda edição do evento abordou também a importância da comunicação

Promovido pelo Instituto Desenvolve Pecuária, juntamente com a Cotrijal e Cotripal, o 2º Fórum da Carne Bovina, que ocorreu no segundo dia da 24ª Expodireto Cotrijal, debateu as possibilidades de expansão da Integração Lavoura Pecuária (ILP) no Rio Grande do Sul e sobre a comunicação como instrumento do crescimento da pecuária no Estado.

O encontro buscou apresentar as conexões para o mercado futuro da carne, analisando aspectos ligados à tecnologia, mercado e cultura da carne, com destaque para os benefícios da ILP, que combina cultivos agrícolas e criação de gado em um mesmo sistema produtivo.

Luis Felipe Barros, presidente do Instituto Desenvolve Pecuária, destacou que em termos de tamanho de rebanho, o RS é o oitavo em nível de Brasil e em volume de abate ocupa a mesma posição. “Outro dado que chama a atenção é que 53% da carne consumida em nosso Estado vem de fora, o que reforça a necessidade de avaliarmos o mercado, uma vez que ele não está sendo cuidado como deveria.”

O engenheiro agrônomo e pesquisador da CCGL (Central de Cooperativas Gaúchas Ltda.) e RTC (Rede Técnica Cooperativa) Pedro Albuquerque Nunes falou sobre o papel da pecuária na estabilidade dos sistemas de produção. Para ele, ao adicionar riqueza e complexidade de fluxos aos sistemas agrícolas, a ILP possibilita maior eficiência de utilização dos recursos e estabilidade frente aos desafios ambientais e de mercado. “Para isso, é preciso que esta integração ocorra de forma planejada e o sistema seja bem manejado em todas as suas etapas”, afirmou.

Comunicação como aliada

O professor José Luiz Tejon Megido destacou ainda a comunicação como instrumento de crescimento da agropecuária no Brasil. Para ele é preciso fomentar o consumo da carne vermelha, que vem perdendo espaço para o frango, a carne suína e o peixe. “A comunicação sobre as qualidades da carne bovina não está chegando ao grande público – algo está equivocado na estratégia de marketing e é preciso analisar o que está sendo feito e tornar este processo mais eficiente”, ressaltou.


siga no instagram

@exporevista