Empresa já conta com 30 variedades de sementes para todas macrorregiões do País
Lançada em junho de 2021, a plataforma Intacta2 Xtend®, também conhecida como i2x, reúne o que há de melhor em biotecnologia para que o produtor possa alcançar um novo patamar de produtividade de soja. Conforme Fernando Prudente, diretor de Negócios Soja e Algodão Brasil, a produtividade da semente i2x é superior a 3,25 sacas a mais de grãos em comparação às tecnologias mais avançadas que existem hoje no mercado. “Há ferramentas para o manejo de plantas daninhas e flexibilidade para trabalhar com herbicidas”, destaca Prudente.
Atualmente, o i2x conta com 30 variedades adaptadas para as cinco macrorregiões do Brasil. A meta para 2022 é chegar a 60 variedades diferentes. A tecnologia foi desenvolvida em colaboração com os principais pesquisadores do Brasil. Esse setor, aliás, é um dos pontos fortes da Bayer (detentora da marca), que investe mais de 2 bilhões de euros por ano em pesquisa global.
O i2x é a terceira geração de biotecnologias desenvolvidas pela Bayer. A novidade vem complementar as anteriores, sendo que agora a planta se torna resistente a seis espécies de lagartas, por meio da adição de duas novas proteínas que eliminam as pragas. A soja Intacta permite o uso dos herbicidas glifosato e dicamba, ampliando as espécies de plantas daninhas a serem combatidas na lavoura.
Plataforma
Além de toda a tecnologia embutida na semente, que a torna mais resistente que uma semente comum, a i2x conta não apenas com o produto, mas com uma plataforma completa de serviços. Isso envolve capacitação e treinamento de todos os envolvidos no plantio. “Por se tratar de um produto novo, único no mercado, a Bayer fornece todo o treinamento para o manejo e o devido acompanhamento de produtividade dos usuários”, garante Prudente.
Até 2021, a empresa realizou uma formação com mais de 20 mil agricultores. A empresa também firmou parceria com diversas entidades, visando a montagem de centros de treinamento. No Rio Grande do Sul, já há acordos formalizados com Farsul e CCGL, que deverão fornecer salas, equipamentos e simuladores de última geração.