Intacta 2 Xtend: a biotecnologia em soja de última geração

Bayer deve lançar a plataforma no mercado em 2021

Por ser um país tropical, os agricultores do Brasil têm como uma das maiores dificuldades os insetos na lavoura. Por isso a INTACTA 2 XTEND foi desenvolvida pela Bayer pensando no clima local, tanto para pragas, quanto para plantas daninhas. A terceira geração de biotecnologia em soja da marca foi divulgada na 21a Expodireto Cotrijal.

Segundo a gerente técnica de lançamento da Intacta 2 Xtend, Bárbara Tagliari, a previsão é que já esteja no mercado brasileiro para a safra 2021/2022. “Estamos na fase final de aprovação pela China. Temos pesquisadores e consultores do mundo inteiro trabalhando para que haja total segurança dentro das recomendações técnicas. O objetivo é beneficiar o agricultor colaborando para que a agricultura brasileira seja a mais sustentável do mundo”, diz Bárbara.

A plataforma atuará com maior proteção contra as principais lagartas da cultura da soja, expandindo seu escopo de defesa contra mais duas espécies relevantes (Helicoverpa armigera e Spodoptera cosmioides), somadas às quatro que já são alvo da atual tecnologia Intacta RR2 PRO. A Intacta 2 Xtend também vai agir com espectro mais amplo contra plantas daninhas – já que além de ser tolerante ao herbicida glifosato, a soja com tecnologia também será tolerante ao dicamba, herbicida eficiente no controle de plantas daninhas de folhas largas como a buva, caruru, corda-de-viola e picão-preto.

Soluções projetadas para o futuro
A Bayer trabalha sempre projetando solucionar dificuldades que ainda podem surgir futuramente na agricultura. “Já temos pesquisadores pensando o que será das próximas gerações da Intacta Xtend. Neste momento, tem alguém pesquisando soluções integradas para daqui 25 anos”, explica a gerente técnica.

Interatividade com o público
Durante a feira, o público pode conferir explicações sobre a evolução da soja a Intacta 2 Xtend. Foi montada uma sala especial, simulada como se fosse um silo e, por meio de projeções mapeadas em telões, foi realizada uma imersão mostrando cada detalhe. Ainda houve palestras com especialistas do mercado abordando temas como “Identificação de espécies de lagartas”, “Tecnologia de aplicação” e “Importância da manutenção de equipamentos.”


siga no instagram

@exporevista