Fórum Soja Brasil debate impacto econômico do coronavírus

Contexto global favorece mercado interno

Apesar da pandemia ser um problema de saúde mundial, toda a conjuntura coloca o país em uma posição favorável no mercado da soja. Foi o que apresentou o diretor executivo da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja), Fabrício Rosa, durante a palestra “Desdobramentos do coronavírus e como ele pode impactar o Brasil”, no 8o Fórum Soja Brasil.

A doença gerou impacto especulativo de mercado, pressionou o câmbio e abriu uma janela importante de negociação. “Os produtores estão vendendo soja a um preço maior dentro desse período de crise”, afirma Rosa. Outro fator econômico é a queda dos juros no país que, apesar de desvalorizar a moeda nacional, beneficia os produtores de soja.

Agricultura sustentável é tendência
Na palestra “Andamento da safra brasileira e tecnologias para reduzir os custos de produção”, do engenheiro agrônomo da Aprosoja, Rogério Vian, foram apontadas soluções biológicas para o combate de doenças e pragas na lavoura. Os biopesticidas, que são defensivos criados a partir de fungos e bactérias, são mais baratos e têm menor impacto no meio ambiente. “Isso está revolucionando a agricultura. Inclusive as empresas de agroquímicos já estão se inserindo neste nicho de mercado”.

Conforme dados da Aprosoja, no Brasil são 36 milhões de hectares do grão plantado e os biológicos já estão sendo usados em 20 milhões de hectares.


siga no instagram

@exporevista