O Rio Grande do Sul deve colher mais de 35 milhões de toneladas de grãos em área plantada superior a 8,4 milhões de hectares
A estimativa da safra gaúcha de verão revela alta de 44,5% em relação ao ano passado, sendo que a soja deverá crescer 71%. O anúncio foi feito durante café da manhã para imprensa, na Casa da Família Rural na 24ª Expodireto Cotrijal, pelo diretor técnico da Emater/RS-Ascar, Claudinei Baldissera.
“Os números da soja são muito bons e colocam a safra 2023/2024 no topo do ranking da série histórica. No ano passado a safra ficou na décima posição. Este ano, se as estimativas se confirmarem, subiremos para a primeira posição”, comemorou Baldissera.
A Emater participou da Expodireto com 17 espaços temáticos. Apresentou ações e informações técnicas sobre bovinocultura leiteira, cooperativismo e agroindústria familiar, alimentação e segurança alimentar, florestas comerciais, horticultura, horto de plantas bioativas, irrigação, tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas, solos, manejo de culturas, energia fotovoltaica, piscicultura, secagem e armazenagem de grãos, meliponicultura e apicultura e turismo rural.
Para o gerente regional da Emater de Passo Fundo, Dartanhã Vecchi, a feira permite mostrar um trabalho de excelência. “Atuamos com foco não apenas no público assistido pela Emater, mas mostramos aos visitantes o que a instituição faz nos 497 municípios gaúchos e de que forma ela contribui com a sociedade”, ressaltou.