Encontro reuniu especialistas e oportunizou a apresentação de ferramentas que auxiliam o produtor de leite a ter mais rentabilidade no campo
Para um público predominantemente jovem, o 19° Fórum Estadual do Leite proporcionou uma atualização no que há de inovações e oportunidades na cadeia produtiva do leite. Na abertura, o presidente da CCGL, Caio Vianna, salientou que nos últimos anos os produtores vêm enfrentando dificuldades significativas relacionadas a variações nos preços do leite, custos de produção crescentes e condições climáticas adversas. “Temos que transformar este cenário em oportunidades e trocar a palavra dificuldade para desafio”, destacou.
O engenheiro agrônomo João Henrique Costa, doutor em Animal Science, palestrou sobre tecnologia de precisão aplicada à criação de bezerros e tomada de decisões na fazenda: Nutrição de precisão, gestão individualizada e manejo de doenças.
Costa defendeu que a tecnologia é fundamental para o avanço em termos de resultados na pecuária de leite. Brasileiro, que se especializou nas áreas de bem-estar animal e pecuária de precisão, atualmente é professor da Universidade de Vermont, nos Estados Unidos. Ele pontuou que antes de pensar na tecnologia, o produtor precisa entender qual é o problema ou desafio a ser solucionado. “A esteira ergométrica pode ajudar no emagrecimento, mas se eu utilizar ela e de forma correta. Na produção de leite, o pensamento é o mesmo: comprar uma ferramenta sem aproveitar tudo o que ela me oferece é jogar dinheiro fora”, exemplificou.
Outro aspecto que Costa abordou é a importância dos dados gerados pelas tecnologias. Segundo ele, ter um histórico de dados facilita a tomada de decisão. “Temos opções no mercado para praticamente todos os desafios da pecuária de leite e para todos os tamanhos de propriedade. O que antes se fazia de forma manual ficou muito mais fácil e completo a partir dessas ferramentas”, afirmou, orientando que uma avaliação relevante na hora de definir por alguma opção é considerar o retorno econômico e se vai fornecer histórico de dados.
Tecnologia na pecuária de leite
Para apresentar os resultados da gestão na pecuária de leite através da plataforma Smartcoop, o produtor Breno Ceconello, cooperado da Cotrijal/CCGL, falou sobre a ferramenta que está à disposição dos produtores.
No Smartcoop o produtor lança as informações produtivas da rotina de sua propriedade rural, consulta previsão do tempo, recebe alertas sobre suas atividades, consulta sua produção entregue na cooperativa e consegue avaliar os indicadores de desempenho de seu negócio. “A gente sabe que o sucesso na gestão da propriedade passa pela busca constante de informações, aliando o conhecimento técnico com as novas tecnologias”, ressalta o jovem produtor.
O aplicativo foi desenvolvido por 28 cooperativas gaúchas, lideradas pela Fecoagro/RS, e está disponível para baixar no smartphone, por meio de acesso a Play Store.
Alexandre Pedroso, especialista em bem-estar e nutrição de gado leiteiro da Plenteous Consultoria, falou sobre otimização da nutrição na ordenha robótica. Ele explicou que o que estimula a vaca a ir para a ordenha com robôs é uma mescla de fatores. “A vaca sente necessidade de ser ordenhada, tem fome e sabe que vai ganhar um presente após aquela ordenha”, esclarece.
O Fórum também contou com palestra de Timotheo Silveira, coordenador técnico da Alta Genetics do Brasil, que apresentou as vantagens do planejamento genético do gado leiteiro.