Cooperativa destaca a contribuição dos associados para o negócio e para o agro
Com a campanha ‘A Cotrijal Cresce com o Agro e o Agro Cresce com a Cotrijal’ a cooperativa mostrou, durante a Expodireto, a responsabilidade que ganhou por organizar um evento de grande dimensão. “Existe uma comunidade que acredita muito no sucesso da feira e, por isso, ela se transformou em um ativo de todo o meio rural”, avaliou Benísio Rodrigues, gerente de Marketing da entidade.
Ele destaca que, com a realização do evento, a entidade cresceu em área de atuação, em número de colaboradores, em programas de assistência técnica ao produtor e em número de associados - hoje são 17 mil.
Expansão
Alguns programas expandiram para toda a comunidade rural. É o caso do Supernova, com mais de 200 jovens capacitados para a sucessão, sustentabilidade e para lidar com micro e macroeconomia. No último ano, o Mais Elas também ganhou força e agrega mais de 300 mulheres distribuídas em oito comitês. Já o Somos, que visa o desenvolvimento de lideranças, está levando capacitação para 112 líderes em 53 municípios.
Viveiro da Cidadania é exemplo de inclusão
A distribuição de mudas nativas, que auxiliam na preservação de matas ciliares, chamou a atenção dos visitantes. Elas foram produzidas por 45 colaboradores, portadores de múltiplas deficiências, sobretudo intelectual.
Conforme Maria Carolina Rovani, coordenadora do Viveiro, a meta é produzir 150 mil mudas por ano. “Eles trabalham em um turno e seguem seus estudos no contraturno”, destaca. Para que esse projeto saísse do papel, foram necessários diversos estudos e um investimento de R$ 200 mil.