CCGL destaca área de pesquisa junto à Rede Técnica Cooperativa

Cooperativa impulsiona avanços em estudos para a rentabilidade agrícola

A participação da CCGL (Cooperativa Central Gaúcha Ltda.) na 24ª Expodireto Cotrijal foi marcada por iniciativas que levam a inovação, conhecimento e apoio ao produtor rural. As estações de pesquisa da Rede Técnica Cooperativa (RTC) foram foco desta edição da feira. O público pôde conferir resultados de estudos a partir de explicações lúdicas e interações no estande da cooperativa.

A RTC é a união de cerca de 30 cooperativas agropecuárias do Rio Grande do Sul que recebem os resultados dos estudos promovidos pela CCGL. O projeto tem em vista os avanços tecnológicos que provocaram mudanças profundas na agricultura, fazendo com que os produtores reprogramem o sistema de produção, com vistas à manutenção da rentabilidade em suas propriedades. “Temos o objetivo de ser referência na geração e recomendação de boas práticas agrícolas, uso econômico e sustentável de insumos e recursos naturais, visando uma melhor renda dos agricultores cooperados”, detalha Geomar Corassa, gerente de pesquisa da CCGL.

A cooperativa levou à Expodireto 15 campos experimentais sobre conservação do solo, manejo de plantas daninhas, manejo de pragas e doenças, fertilidade do solo, nutrição de plantas, manejo de culturas e integração lavoura-pecuária. Corassa considera o conhecimento o grande vetor da transformação no agro. “Com as pesquisas aplicamos melhorias nos processos resultando em melhores produtos”, complementa.

Plataforma SmartCoop

Quem visitou o estande da CCGL também recebeu informações sobre a plataforma SmartCoop. A iniciativa integra em um só lugar os esforços e inteligência coletiva de 28 cooperativas e está disponível, de forma exclusiva e gratuita, para todos os produtores e técnicos ligados a esse sistema cooperativo. A plataforma oferece uma gama abrangente de funcionalidades, incluindo previsão do tempo específica para talhões, georreferenciamento, monitoramento por imagens de satélite, registro de ocorrências de ervas daninhas ou pragas, análise de solos, gestão de máquinas e equipamentos, dose de produção, registros sanitários, entre outros.


siga no instagram

@exporevista