Mestre em Educação, a artista pesquisa cereais e prestigia a Expodireto, a colheita e toda produção do trabalhador do campo
“De sol a sol ele está lá, no preparo da terra, na adubação, na escolha da semente e no manejo do plantio”. Com estas palavras a artista plástica Ilse Ana Piva Paim inicia sua Homenagem ao Agricultor. A obra pode ser conferida durante a Expodireto, em tela pintada em acrílico, exposta na Casa Cotrijal.
A artista, de Carazinho (RS), busca inspiração no agronegócio e no próprio marido, que é agricultor. “Acompanhava todo processo, de arar a terra, semear, manejar e, depois de quase seis meses, vinha o período maravilhoso, a festa da colheita”, comenta.
Ela lembra que hoje existe muita tecnologia, mas que antigamente não havia tantos recursos e que essa evolução está expressa em suas telas. Atuante há mais de 40 anos nas Artes Plásticas, Ana atualmente foca sua produção na pintura em acrílico e tem exposto na Expodireto todos os anos. “Sempre pesquiso - e hoje não me expresso só com desenho e tinta, também escrevo. Acho fundamental, não só deixar minhas impressões nas pinturas, mas também na escrita, pois a literatura contribui para o entendimento da obra”, avalia.