Campanha Cada Gota Conta atua na solução dos problemas causados pela estiagem aos gaúchos

A ação integra as iniciativas da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul

Em visita a 24ª Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque, um dos temas mais citados pelo presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Adolfo Brito, foi a irrigação e reservação da água. Para buscar soluções aos problemas da agricultura gaúcha, desde 31 de janeiro a entidade tem colocado em prática a campanha Cada Gota Conta.

A iniciativa visa, além da conscientização, ações práticas. Segundo Brito, há uma necessidade urgente de mudança diante das condições climáticas adversas enfrentadas nos últimos cinco anos, sendo três de estiagem que resultaram em significativos prejuízos para as propriedades rurais, municípios e empresas. Para ele, a falta de recursos no interior impacta diretamente na economia das cidades, levando ao fechamento de muitas empresas, principalmente as pequenas.

“Acreditamos que é o momento do Rio Grande do Sul dar o start para mudar o que temos hoje. Ainda neste ano pretendemos fazer alguns ajustes na legislação para que o agricultor possa ter segurança jurídica para fazer o seu açude e irrigar a plantação na hora da necessidade”, aponta.

Brito ressaltou a necessidade de ampliar os debates e encontros, envolvendo diversos setores da sociedade. “E a Expodireto é um campo fértil para discutirmos isso. Essa é uma região já bem adiantada em termos de irrigação, mas pode crescer ainda mais, especialmente a pequena propriedade rural.”


siga no instagram

@exporevista