A empresa AUGUSTIN & CIA. LTDA. anuncia a expansão para a região de Erechim, RS, quando passará a atuar em mais 34 municípios. A concessionária Massey Ferguson prevê inaugurar o novo espaço, que será a 15a loja, até maio de 2020. Com o projeto, a Augustin passará a atender 109 municípios no Rio Grande do Sul e 41 nos estados do Paraná e Santa Catarina, totalizando 150 cidades na área total de atuação.
O sócio-diretor, Paulo Finger, afirma que a conquista é o resultado do trabalho da equipe, que sempre colocou a Augustin entre as melhores concessionárias da marca Massey Ferguson no Brasil, além do reconhecimento internacional do grupo AGCO (fábrica Massey Ferguson). “É o fruto de um trabalho ético, sério e comprometido em proporcionar o melhor para os nossos agricultores”, considera.
A empresa tem 93 anos e sua matriz é em Não-Me-Toque, RS. Finger faz questão de destacar o trabalho das mulheres na equipe. Uma delas é a sua esposa, Cleusa Godoy Finger, que também atua à frente da Augustin nas conquistas da concessionária. A psicóloga é responsável pelo setor de Gestão de Desenvolvimento.
Nova filial no Paraná
Laranjeiras do Sul, PR, agora conta com toda a estrutura da concessionária Augustin. A filial foi inaugurada no final do ano passado e contou com a presença de mais de 150 agricultores da região, representantes de instituições financeiras, autoridades locais, parceiros, gestores da AGCO e colaboradores Augustin.
Incentivo às mulheres do agronegócio
Concessionária reuniu produtoras na Expodireto
É inegável que, ainda hoje, o ambiente da agricultura seja majoritariamente masculino. As mulheres sempre estiveram nos bastidores do campo, mas atualmente é frequente que estejam na linha de frente dos negócios, desde o plantio até a tomada de decisões administrativas. Para que essas protagonistas do campo troquem experiências e se fortaleçam, a Augustin promoveu o evento “As mulheres que transformam o Agro”, no próprio espaço, durante a 21a Expodireto Cotrijal.
A palestrante, Adriane Steinmetz, abordou pontos como barreiras que têm que ser ultrapassadas para que ocorra o empoderamento da mulher. “O nosso trabalho é alimentar vidas nesta profissão relativamente recente no universo feminino. Tudo parte do autoconhecimento para que não percamos a essência frente aos nossos empreendimentos”, pontuou a produtora rural, agro coach e idealizadora da União Mulheres do Agro (UMA).
“PACIÊNCIA FOI A CHAVE”
A engenheira agrônoma, de 29 anos, assumiu a administração da propriedade da família na região de Carazinho, RS, onde produz soja, milho, aveia em 250 hectares. Ela auxilia os pais desde os 14 anos, mas conta que o processo de participação efetiva ocorreu aos poucos. Houve um choque de gerações entre o desejo da jovem em colocar em prática as técnicas da faculdade e a experiência dos pais na lida do campo.
A chave do sucesso foi a paciência. “Entendi que as mudanças são gradativas e respeitei o tempo deles. Comecei atuando na parte administrativa e hoje participo de todas as engrenagens da produção”, relata Andréa.
Para ela, ser cliente Massey Ferguson é de suma importância, principalmente por ser mulher. “A tecnologia dos equipamentos facilita o meu trabalho. Não temos a mesma força física dos homens, mas com a ajuda das máquinas conseguimos executar tudo da mesma forma.”
“LUTAMOS COM GARRA”
Há 18 anos a produtora rural perdeu o pai e decidiu assumir a administração da propriedade, juntamente com a irmã. Luciane tem 47 anos e teve que colocar os conhecimentos de engenheira agrônoma em prática para garantir o sustento da família. Ela conta que foi um dos momentos mais difíceis de sua vida e que a união das mulheres foi decisiva. “Tínhamos a opção de passar as terras adiante ou lutar com toda nossa garra. Depois de muitas dificuldades, hoje colhemos ótimos resultados”, conta a proprietária de uma fazenda de 500 hectares em Carazinho, RS, onde cultiva soja, trigo, milho e aveia.
A empresária ressalta a importância do evento promovido pela Augustin para fortalecer as mulheres do agronegócio. “O desafio é maior, pois temos de provar o tempo inteiro a nossa capacidade. Essas iniciativas nos fortalecem para reforçar nossa posição de protagonismo no setor”, conclui.