Associados da Cotrijal concluem Programa Juntos para Competir

Cooperativa acompanhou entrega dos certificados a seus cooperados em evento ocorrido durante a feira.

Gestão de risco na propriedade rural. Esse foi o tema do programa Juntos para Competir, que foi destinado a 56 associados da Cotrijal e teve seu encerramento na Expodireto, com entrega de certificados aos participantes. O programa, em atividade há 17 anos, vem da soma de expertises do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas/RS), Farsul (Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul) e Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).

Durante a formação – que contou com 58 horas de aulas práticas e teóricas – o foco foi mantido em três pilares: tributário, societário e judiciário, e ambiental. “A Agricultura está cada vez mais complexa e não basta só produzir. É preciso conhecer as áreas comercial, financeira, gestão de pessoas, tributos, legislação, ambiental”, explica Gelson Melo de Lima, superintendente de Produção Vegetal da Cotrijal. “Nesse sentido, buscamos novas ferramentas para ajudar os produtores”, pontua.

Entidades unem forças para capacitar

Só mesmo a união de forças de três entidades tão representativas para trazer tanto resultado. “As atividades contaram com encontros em grupo e consultorias individuais e, em muitos casos, houve a participação de mais de um membro da família”, comemora Eloísa Muxfeldt Arns, gestora de Projetos do Sebrae. “Tivemos aprovação geral da aplicabilidade das informações”, relata.

Ela detalha que os assuntos abordados foram sobre gestão financeira e econômica do negócio rural, análise de riscos tributários, societários e patrimoniais e identificação e orientação sobre questões ambientais, índice de erodibilidade dos solos e análise do Cadastro Ambiental Rural. O projeto teve inicio em maio de 2021 e se encerrou em março de 2022. “Temos por objetivo atender ao produtor rural com capacitação e formação profissional, buscando tecnologias desenvolvidas por órgãos de pesquisa”, destaca Gilmar Desconzi, supervisor regional Centro Senar-RS. “O produtor rural está cada vez mais ciente que tem em mãos um importante negócio e que precisa administrá-lo com eficiência. É uma ‘indústria a céu aberto, que enfrenta grandes riscos, como questões de clima e de produção, mas também está sujeito a situações inerentes ao financeiro, infraestrutura, burocracia, e é fundamental que esteja preparado para gerenciar da melhor forma, evitando resultados indesejáveis”, aponta Teodora Lutkemeyer, da diretoria da Farsul.

Produtores satisfeitos

Os participantes do curso não só aprovam o conteúdo como já estão utilizando o conhecimento em suas propriedades. “O programa Juntos para competir é um projeto completo que auxilia o produtor nas tomadas de decisões, baseados em dados”, avalia Luciane Reinheimer, produtora de soja, milho, trigo, aveia e pecuária de corte nas cidades de Carazinho e Chapada. “O programa de ajudou muito na área ambiental, no balanço patrimonial – pois hoje tenho todo o balanço na palma da mão – e nas questões de inventário, que era uma necessidade antiga da família’, destaca o cooperado Alexandre Luiz Monegat, que conta com uma propriedade em Colorado.


siga no instagram

@exporevista