De alegria e expectativa. Assim era o clima durante a formatura dos 40 jovens que concluíram o curso de auxiliar administrativo do programa Aprendiz Cooperativo parceira entre Cotrijal, Sistema Ocergs-Sescoop/RS e Coeducars, realizada durante a Expodireto Cotrijal na Casa do Sistema Ocergs-Sescoop/RS.
Apenas 24 adolescentes estavam presentes, mas por um ótimo motivo, os que faltaram já estão trabalhando. “Não podemos lamentar a ausência, e sim ficarmos gratos, pois o objetivo é esse e torcemos que em breve todos os presentes aqui também estejam colocando em prática, no mercado, tudo o que aprenderam”, opinou Ricardo Lermen, presidente da Coeducars.
Vergílio Perius, presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, destacou a maioria feminina da turma concludente. “Este é o retrato do Brasil atual, onde 54% são mulheres, e como maioria, estão ocupando um espaço que é delas. Nada contra os homens, mas agora é a vez das meninas”, completou.
Tanto que a turma teve uma oradora, Eduarda Hupt, 16 anos, de Não-Me- Toque. “Ver que confiram em mim para representar a turma é muito bom. Estou muito feliz e cheia de expectativa de começar logo a colocar em prática tudo que aprendi”, almeja.
Realizada estava Lidiane Huther, mãe do formando Charles César Savadinsky, de Victor Graeff. “Estou muito orgulhosa, pois o projeto além de dar conhecimentos também passa valores que vão com certeza agregar na vida dele.”
Também participaram da formatura Simone Rohrig, gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Cotrijal; Renato Nóbile, superintendente do Sistema OCB; e Leila Váler, como professora representante da turma.
É lançado o Dia C 2020 – Atitudes Simples Movem o Mundo
Em um talk show descontraído, as representantes das cooperativas Sicredi Cooperação RS/SC, Anne Muller, da Coprel, Raquel Lazzarotto e da Cotrijal, Simone Rohrig, compartilharam os projetos sociais que as cooperativas desenvolvem em suas comunidades. Elas destacaram o quanto essas ações agregam valor, melhoram a qualidade de vida, incentivam o protagonismo de jovens e mulheres, incentivam a preservação do ambiente, dentre tantos outros benefícios que estão na essência do cooperativismo. “A celebração do Dia C acontece em um dia apenas, mas queremos cooperação o ano todo. Que o Rio Grande seja cada vez mais cooperativo!”, completa o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius.