Arena Agrodigital foi a vitrine para exibir as novidades que facilitam a vida no campo.
Um espaço de 2,2 mil metros quadrados, completamente voltado para a tecnologia e interação com o público. Ali circularam milhares de pessoas durante os cinco dias de Expodireto Cotrijal, ávidas por conhecer os lançamentos de tecnologias direcionadas ao agronegócio. Foram dezenas de palestras, proferidas por profissionais que estão à frente desse setor, além de dezenas de empresas, bancos e universidades que apresentaram produtos inovadores.
Tecnologia 4.0 na produção animal
A tecnologia como aliada para resolver os desafios das fazendas leiteiras. Essa foi a abordagem de João Henrique Costa, professor da Universidade do Kentucky (EUA), na palestra “Tecnologia 4.0 na Produção Animal”. Costa considera que a automação é indispensável no atual cenário, onde há menos fazendas (porém maiores), pouca mão-de-obra disponível e muitos desafios atrelados à análise de dados do rebanho.
“As tecnologias vêm para fazer o manejo individual, não importa quantas vacas tenha”, defende Costa. “É importante ter dados confiáveis. Hoje, com o brinco que geralmente é usado, nem sempre temos dados relevantes. Precisamos de informações robustas como detecção de vacas em cio, dados de nutrição, dados de comportamento e alertas de doenças”, avalia.
Costa explica que a tecnologia tem um potencial infinito em uma área que cresce exponencialmente. “Há protocolos de gerenciamento específico de dados novos, que podem ser integrados com variáveis da fazenda, gerando ótimos resultados”, aponta. Ele menciona também algumas tecnologias de fácil acesso, como sensor de movimento para banho em vacas que estão sob estresse térmico, o que reduz consideravelmente alguns problemas de produção.
Conquistas e desafios da mulher no agro
Há algum tempo as mulheres vêm conquistando um espaço importante em toda a cadeia do agronegócio. Em um ambiente tradicionalmente composto por homens, os desafios ainda são muitos. Para falar sobre isso, a FMC e a Cotrijal organizaram a mesa redonda “Trajetórias de sucesso – mulheres do agro”, que teve a mediação da comunicadora e influencer Camilla Telles.
Mariah Mattei, engenheira agrônoma da Cotrijal, sempre soube que esse seria um caminho difícil. “Eu, recém formada, fui trabalhar com formação para pessoas experientes, onde ensinei a melhorar o uso de um pulverizador”, lembra. “Para poder atuar nesse mercado, eu estudei meu comportamento, minha postura, e até questões como a vaidade e como isso poderia afetar o meu trabalho”, relata. “Mas é importante manter a humildade, aprender com quem sabe, pois o agro tem um know how muito grande”, sustenta.
Portas Abertas
A engenheira agrônoma Luciane Reinheimer, que concluiu a graduação em 1996, ingressou no mercado em uma era ainda mais complexa. Ela foi a primeira mulher a integrar a equipe da Cotrijal. “Hoje a nova geração já vem com portas abertas, até mesmo a partir de posicionamentos diferentes dos pais em relação à sucessão nas propriedades rurais, valorizando também o trabalho de suas filhas e netas”, pondera.
É o caso também da relações públicas e influencer Camilla Telles, que sempre viveu e trabalhou no agro, assim como sua família. “O lugar da mulher é conquistado pela competência”, destaca. Após viralizar nas redes sociais, onde defende a importância do agronegócio, Camilla mudou seu rumo profissional e ganhou ainda mais espaço. Hoje ela tem sua própria agência de comunicação, a FarmCom, totalmente voltada para o setor primário, e também gerencia uma produção de alimentos junto da família.
Encontro de CIOS debate tecnologia e inovação
O último dia de feira intensificou o debate sobre tecnologia na Arena. Durante todo o dia, representantes de empresas como Serasa, Sênior, Purestorage, Coprel, Banrisul, Verdes Vales, Stihl e Cotrijal discutiram as mais diversas alternativas.
De acordo com o gerente de Tecnologia da Informação da Cotrijal, Luiz Felipe Moraes Lopes, cada vez há mais tecnologia embarcada no setor, cabendo aos produtores recorrerem às cooperativas para conectar tudo, gerar dados suficientes para tomar decisões e aumentar a produtividade e a lucratividade. "É assim que a cooperativa precisa ser vista, como uma parceira tecnológica do produtor, não só na adoção de insumos e produtividade de grãos, mas como ele pode ter o negócio na mão", afirma.
Lopes destaca que a Cotrijal já providenciou, este ano, várias iniciativas, como contrato eletrônico, assinatura eletrônica, proteção de dados da LGPD e cartão para o produtor comprar com a segurança da senha. "Estamos cada vez mais fomentando o produtor no sentido de ajudá-lo no dia a dia. É um negócio a céu aberto e quanto mais a gente facilitar a vida do produtor, melhor", relata o gerente de TI da Cotrijal.
Espaço para a troca de conhecimento
Pela segunda vez na Expodireto Cotrijal, a Arena Agrodigital, espaço focado nas tecnologias digitais dentro da feira, apresentou muitas novidades. O ambiente de inovação teve por objetivo aproximar do produtor rural as empresas, soluções e tecnologias para o campo. Foram 25 empresas expositoras na Arena, seis startups e dois hubs, em área de 2 mil metros quadrados, sendo 330 metros quadrados para a Arena de Drones.
Uma das novidades que chamou a atenção foi a aplicação de um sistema de iluminação artificial para lavouras. A empresa tem resultados positivos com esse sistema, especialmente em áreas de teste nos municípios de Jacuizinho e Santo Ângelo. O método consiste em acoplar módulos de led no pivô de irrigação para suplementar luz e complementar o processo de fotossíntese das plantas durante a noite.
Os últimos anos também apresentaram avanços significativos na tecnologia agrícola de drones, sejam eles de mapeamento ou de pulverização. Neste ano, a Arena Drones apresentou as aplicações dos drones na agricultura, que estão se tornando cada vez mais presentes na vida dos agricultores, garantindo eficiência de insumos - como água e fertilizantes - além de aumentar a produtividade, a qualidade e o rendimento.
A Arena Agrodigital também contou com programação de palestras diárias. Só no palco principal, foram 18 palestras com especialistas em tecnologias digitais. Nos quatro miniauditórios, as empresas expositoras também trouxeram programação divulgando seus produtos. As palestras do palco principal foram transmitidas ao vivo através da plataforma Expodireto Digital.