Iniciativa inédita demonstra o pioneirismo da BSBIOS numa parceria com a Biotrigo neste novo mercado de produção de combustíveis a partir de cereais de inverno
Durante a realização da Expodireto Cotrijal, a BSBIOS, em parceria com a Biotrigo, apresentou aos produtores, empresas e instituições ligadas ao agronegócio e à produção de grãos, as cultivares de trigo BS Etanol e BS Etanol 8. Desenvolvidas para atender a necessidade de matéria-prima da primeira planta de etanol de cereais de inverno no Brasil. Projeto anunciado pela BSBIOS inicia sua produção a partir do segundo semestre de 2024.
As cultivares apresentam elevado potencial produtivo, bom desempenho agronômico e adaptação à região tritícola no entorno de Passo Fundo. Os teores de amido terão ampla capacidade de conversão em etanol no momento da moagem e processamento dos grãos na indústria. Tais características garantirão maior liquidez na comercialização, tendo em vista que a planta necessitará de aproximadamente 550 mil toneladas de trigo/ano. “Queremos oferecer uma opção segura para cultivo de trigo no inverno, já que os materiais têm as características necessárias para produção de etanol e DDGS (grãos secos de destilaria com solúveis) de elevada qualidade. Estes são fatores importantíssimos que o produtor leva em conta no momento que decide cultivar trigo”, destaca o Coordenador de Fomento da BSBIOS, engenheiro agrônomo Fábio Júnior Benin.