A formulação líquida permite um manejo foliar da doença de maneira preventiva e prolongada
Reconhecida por sua excelência em ciências para a agricultura, a FMC oferece ao mercado um novo produto biológico: o Provilar. Um biofungicida indicado para o controle do mofo-branco nas culturas de soja, algodão e feijão.
De acordo com a Mais Soja, startup incubada pela UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), o mofo-branco infecta a parte aérea das plantas, causando morte e redução de produtividade de até 70% em situações de falha de controle e de condições ambientais favoráveis ao desenvolvimento da doença.
Numa combinação exclusiva de duas cepas Bacillus (Bacillus velezensis e Bacillus subtilis), a formulação líquida contém endósporos de bactérias e metabólitos de produção imediata que permitem um manejo foliar da doença de maneira preventiva e prolongada.
Débora Prado, gerente de Cultivos do Centro Sul da FMC, explica que o Provilar conta com triplo modo de ação - antibiose, competição e indução sistêmica de resistência. “É uma excelente alternativa complementar ao controle químico. A formulação exclusiva, tem alta estabilidade, uniformidade e efeitos sinérgicos com a planta que auxiliam a produção de defesas vegetais.”