A semente apresentou, além do alto teto produtivo, resistência ao acamamento
As áreas de refúgio também merecem atenção especial. Durante a Expodireto Cotrijal, a Bayer lançou o M 5737 XTD, uma semente de soja com tecnologia desenvolvida especificamente para a área de refúgio. “A tecnologia XTD não possui as proteínas de controle das principais lagartas da soja”, explicou Everton Wohjan, representante de Licenciamento da Monsoy para o RS e SC.
O ciclo de crescimento do M 5737 XTD é considerado médio, com 137 dias. A semente apresentou, além do alto teto produtivo, resistência ao acamamento. Ela é resistente à fitóftora, mancha olho-de-rã e pústula bacteriana. É moderadamente resistente ao cancro de haste. No entanto, é moderadamente suscetível a macrophomina e nematoide de galha, e suscetível a nematoide de cisto.
A recomendação da Embrapa é que as áreas cultivadas com biotecnologia destinem 10% para a plantação de refúgio. O objetivo é melhorar a produtividade, uma vez que as pragas podem criar resistência em áreas onde há somente sementes modificadas. No cultivo de soja e milho, no entanto, a recomendação é de 20% de área de refúgio.