Yara voltada à tecnologia

Empresa investiu em espaço na Arena Agrodigital

Com o avanço da tecnologia no campo, a YARA segue a tendência e de olho nos produtores que estão cada vez mais tecnificados, vem buscando soluções para aumentar a rentabilidade e produtividade da lavoura. Dentro deste cenário, a Yara, líder mundial em nutrição de plantas, levou para a 21a edição da Expodireto Cotrijal, a nova ferramenta de agricultura de precisão, o Atfarm. O software, que possibilita o monitoramento de culturas por meio de imagens de satélite que são tratadas pelo índice N-Sensor, tem o objetivo de identificar as zonas com anomalias de crescimento, que podem ser ocasionadas por deficiências nutricionais ou pragas e doenças. Com ele, é possível criar mapas de aplicação de fertilizantes nitrogenados em taxa variável, que podem ser exportados e carregados no maquinário de aplicação.

Para falar sobre o software, a empresa manteve um espaço na Arena Agrodigital onde realizou palestras e encontros com produtores rurais para tirar dúvidas e divulgar a nova ferramenta aliada à produtividade. “Estamos voltados cada vez mais à tecnologia. Buscando soluções com valor agregado focado na produtividade e sustentabilidade”, afirma o presidente da empresa, Lair Hanzen.

Por meio de pesquisas e trabalhos em campo, a equipe de especialistas da Yara desenvolveu essa solução digital, que tem a função de monitorar os talhões e adubá-los em taxa variável, mesmo para quem não tem o maquinário específico. Com o aplicativo do Atfarm para smartphones, é possível utilizar o celular para guiar o maquinário durante a aplicação, conferindo a taxa de vazão e a velocidade média recomendada. “É muito importante compartilhar a nossa expertise com o que tem de mais moderno no mercado agro. Durante o evento, nossos especialistas puderam explicar com detalhes as ferramentas tecnológicas para cada tipo de cultura”, diz Rodrigo Moraes, diretor Digital da Yara.

Simulação
Outra novidade na participação da companhia foi o Yara Experience Room, que em uma sala, montada no estande da empresa, demonstrou de forma prática os efeitos da falta de nutrientes em momentos decisivos nas culturas. A empresa também apresentou o simulador de aplicação de fertilizantes, que permitiu ao agricultor uma experiência em tempo real sobre a diferença entre o uso de produtos premium e convencionais.

Empresa investe em estrutura própria localizada no porto, em Rio Grande, RS
Na feira também foram divulgadas as melhorias que estão sendo feitas em Rio Grande, no RS. O porto exclusivo da empresa vem recebendo um investimento estimado em cerca de R$ 2 bilhões. “Estamos em Rio Grande desde 1970 com porto próprio. Com a reforma, vamos duplicar nossa capacidade de produção e armazenagem de fertilizantes” conta Hanzen.

Segundo ele, a duplicação vem sendo feita atendendo a todas as questões ambientais. “Estamos olhando pro futuro. Já respeitando normas que futuramente serão exigidas.” Cerca de 3 mil pessoas estão trabalhando no local para cumprir o prazo de entrega fixado para final de julho deste ano.


siga no instagram

@exporevista