Com aproximadamente 30 profissionais de oito unidades, a empresa participou da feira com o tema Inovação que alimenta e move o Brasil
A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) participou da 24ª Expodireto Cotrijal com a apresentação de cultivares de grãos, de forragens e de hortaliças e de sistemas de manejo de solo, além de insumos biológicos. “Usar ‘tecnologia viva’ para produzir mais e melhor, podendo reduzir custos com menor impacto ambiental na produção de alimentos é uma das vantagens dos bioinsumos”, afirmou Anderson Ferreira, pesquisador da Embrapa Trigo.
Segundo ele, o mercado de bioinsumos cresce rapidamente para o trigo, com opções tanto para o controle de pragas, quanto para aumentar a eficiência no uso de nutrientes. E para facilitar a divulgação dos produtos disponíveis no mercado brasileiro, a Embrapa Agricultura Digital desenvolveu o aplicativo Bioinsumos, um catálogo que apresenta por cultura ou praga alvo todos os produtos comerciais registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Atualmente, são 470 produtos para o controle de pragas e 509 inoculantes.
Manejo protetivo do milho
Na proteção contra o enfezamento no milho, a Embrapa apresentou as cultivares de milheto e de sorgo, que não são afetadas pela cigarrinha do milho e representam estratégias de produção e rotação. Conforme o pesquisador Flávio Tardin, da Embrapa Milho e Sorgo, o manejo promove um melhoramento do sistema como um todo. “O sorgo é muito resistente à seca e vai garantir a colheita do grão e da silagem”.