Produzir conhecimento para ser levado a pecuaristas de todo o Rio Grande do Sul é a missão dos técnicos que trabalham no Tambo Experimental da CCGL. Entre as novidades apresentadas na Expodireto Cotrijal estão sistemas para monitorar o comportamento das vacas e um robô para realizar a ordenha.
“Estamos debatendo essa questão de tecnologia embarcada na produção de leite, trazendo o conceito de agricultura 4.0 para dentro da pecuária”, afirma o supervisor técnico e pesquisador da CCGL, Luís Otávio da Costa de Lima.
O estudioso explica que o sistema de monitoramento vacas exibe ao produtor várias informações sobre o comportamento dos animais, e o robô de ordenha também pode ser acompanhado em tempo real pelo produtor por meio de um painel.
“Tudo são informações que estamos tentando trazer para a mão do produtor, para auxiliar na tomada de decisão”, explica Lima.
Grãos
Na área da produção de grãos, a CCGL também capacita produtores em novas tecnologias por meio da RTC (Rede Técnica Cooperativa), agraciada neste ano com o Troféu Brasil Expodireto na categoria Cooperativas.
“O principal insumo que geramos hoje é o conhecimento. Esse é o foco, e o conhecimento que deve chegar lá no produtor. O produtor tem sido o alvo do nosso trabalho, porque se sabemos que o produtor vai bem, a sociedade como um todo vai bem”, destaca o coordenador da RTC, Geomar Mateus Corassa.