Emoção marcou a entrega do Troféu Semente de Ouro a Ernani Polo

O presidente da Assembleia Legislativa é a 16a personalidade a receber a honraria

“Uma emoção quase que incontrolável”, foi assim que o homenageado com o Troféu Semente de Ouro 2020 descreveu o seu estado de espírito no início dos agradecimentos. O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Ernani Polo, lembrou do tempo em que mexia na terra em Santo Augusto, onde foi criado, e fez uma analogia entre as sementes plantadas naquela época e a sua trajetória, que lhe trouxeram muitas colheitas, como a atual distinção.

Polo não conteve as lágrimas ao dividir o prêmio com os familiares, o pai Alvorindo Polo, a mãe Iracer, a esposa Alessandra, tios e primos. “Vocês são o porto seguro, apoio, carinho, solidariedade em todos os momentos. Nos de alegria e, principalmente, nos de dificuldades”, disse sem conseguir disfarçar o choro.

O homenageado contou que a sua história de vida pública se confunde com a história da Expodireto, pois esteve presente no evento desde a primeira edição, o que pelas suas contas soma um total de cinco meses ao longo dos 21 anos do evento. “Estive em muitas edições como agricultor, condição que nunca vou perder, quatro edições como deputado estadual, quatro edições como secretário da agricultura e agora como presidente da Assembleia Legislativa”, completou com orgulho.

O presidente da Expodireto, Nei César Manica, disse que falar de Ernani Polo é falar com o coração. “Eu tive a honra de conhecer o Ernani ainda jovem. E eu vi ali nascer uma estrela nesse universo político, e vi brilhar uma pessoa que realmente me encantou. Eu também fico emocionado”, disse com a voz embargada. Para Manica, o homenageado sempre contribuiu com o agro e já deixou um legado, mas a sua missão é de continuar esse legado, ajudando a sociedade e o segmento do agronegócio.

Troféu é concedido pela Câmara de Vereadores
O Troféu Semente de Ouro tem como objetivo valorizar o trabalho de pessoas, empresas ou instituições que contribuíram para o sucesso da feira e, consequentemente, do agronegócio brasileiro. A distinção foi entregue pela Câmara de Vereadores de Não-Me-Toque, em sessão solene. O presidente do legislativo municipal, Everaldo Quadros de Moura, disse que se sente honrado em homenagear Ernani Polo e que se identifica com a sua história por também ter a sua origem na agricultura. Prestigiaram o evento o deputado federal Pedro Westphalen (PP), os secretários estaduais da Agricultura, Covatti Filho, que representou o governador Eduardo Leite, e da Logística e Transportes, Juvir Costella, o prefeito de Não-Me-Toque, Pedro Paulo Falcão da Rosa, entre outras autoridades.

 


siga no instagram

@exporevista