Alysson Paulinelli é eternizado na Calçada da Fama

Ex-ministro da Agricultura também atuou na criação da Embrapa

O ex-ministro da Agricultura, Alysson Paulinelli, foi homenageado na Calçada da Fama na 21ª Expodireto Cotrijal. O engenheiro agrônomo ficou à frente da pasta entre 1974 e 1979, durante o governo de Ernesto Geisel, e tem como um dos seus maiores legados a participação na fundação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agrícola (Embrapa), em 1972. “Eu que deveria homenagear o Rio Grande do Sul. Aqui que encontrei parceiros para o pioneirismo em várias frentes do agronegócio no Brasil”, disse emocionado.

O incentivo à pesquisa, ciência e tecnologia na agricultura é a principal herança de Paulinelli ao setor. O homenageado implantou programa de bolsa de estudos para brasileiros em diversos centros de pesquisa em agricultura pelo mundo e, quando assumiu a Secretaria de Agricultura de Minas Gerais, em 1971, criou inovações que tornaram o estado mineiro o maior produtor de café do Brasil.

Na atualidade, o ex-ministro destaca a Expodireto como um dos pilares fundamentais para o crescimento do agronegócio brasileiro. “É uma amostra da nossa capacidade produtiva e de uma nova agricultura tropical que está dominando o mundo”, conclui. Atualmente Alysson Paulinelli é presidente executivo da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho).


siga no instagram

@exporevista