Simers participa da Expodireto Cotrijal e mostra que o agro não parou

A indústria de máquinas e implementos agrícolas esteve presente ativamente no retorno da 22ª Expodireto, nesta edição 127 expositores apresentaram seus lançamentos.

Para Cláudio Bier, presidente do Simers (Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas no Rio Grande do Sul) boas oportunidades de negócios foram geradas em decorrência da procura por novas tecnologias e da possibilidade de conferir presencialmente as máquinas.

Agro em ação

Como mostra a campanha do Simers lançada em 2021, o Agro sempre esteve em Ação, levando alimento à mesa de todos e garantindo que a economia brasileira se mantivesse estável, mesmo com a pandemia do covid-19. Essa força garantiu que os produtores rurais mantivessem a rentabilidade, possibilitando investimento em inovação para aumentar a produtividade.

Conforme dados do Departamento de Economia e Estatística (DEE-SPGG), o segmento de máquinas e equipamentos agrícolas apresenta ritmo de crescimento acelerado desde 2020. No ano de 2021 a produção cresceu 40,6% no Brasil, favorecendo a geração de 32,7 mil empregos formais diretos e mais 139 mil indiretos. Importante destacar que 65% das máquinas e implementos agrícolas brasileiros são produzidos por indústrias do Rio Grande do Sul.

Força do setor de máquinas e implementos

O setor de máquinas e implementos mantém sua força na Expodireto Cotrijal, a maioria das transações bancárias se concentraram nesse setor. O volume total negociado chegou a R$ 4,9 bilhões, o que representa um crescimento de 87% em relação a 2020. O presidente do Simers avalia que, apesar do cenário adverso, parte dos produtores ainda estava capitalizada pela safra anterior, e o bom preço da soja também os incentivou a investir.


siga no instagram

@exporevista