Fundopem é uma das principais ferramentas utilizadas
O titular da Sedec (Secretaria de Desenvolvimento Econômico) do Rio Grande do Sul, Ernani Polo, participou ativamente da programação da 24ª edição da Expodireto Cotrijal.
Entre os temas, compartilhou as estratégias que estão sendo implementadas para promover um desenvolvimento mais sustentável no Estado. “Trabalhamos em várias frentes, e uma ferramenta muito utilizada tem sido o Fundopem para empresas de pequeno, médio e grande porte, os arranjos produtivos locais e as redes de cooperação”, pontua.
O Fundopem (Fundo Operação Empresa do Estado do Rio Grande do Sul) trata-se de um incentivo à indústria, fornecendo um financiamento parcial do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Ainda na Expodireto foram assinados contratos via Fundopem, com incentivo de R$ 153,3 milhões para oito empresas, que já geraram 600 empregos diretos.
Implementação de medidas
O secretário também enfatizou a importância das linhas de financiamento oferecidas pelo Banrisul e pelo BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul), além da ideia para um plano de desenvolvimento para o Estado, incluindo a criação de uma agência de atração, investimentos e promoção comercial.
Polo expressou otimismo quanto à agricultura: "Tenho convicção que as ações vão produzir bons rendimentos. Às vezes as mudanças demoram a aparecer o resultado, mas aparecem."