Mais de 60% dos empreendimentos foram liderados pelo público feminino
Para além dos recordes e números expressivos alcançados pelas agroindústrias gaúchas nas principais feiras da agricultura familiar o estado, a SDR (Secretaria de Desenvolvimento Rural) celebra, nos últimos eventos, a presença marcante de jovens e mulheres no setor.
Na 24ª Expodireto Cotrijal, dos 229 empreendimentos no Pavilhão da Agricultura Familiar, 138 foram liderados por mulheres e outros 76 pela juventude rural. O número de mulheres gerenciando as agroindústrias, em 2024, supera os 60% do total de expositores no espaço. Em 2023 eram 107 mulheres e 66 jovens no comando dos negócios. “Comemoramos o significativo número de mulheres liderando às agroindústrias familiares, o que reforça nossa política de promovermos a sequência da família na atividade rural”, afirma o secretário Ronaldo Santini.
Incentivo à manutenção das famílias nas propriedades
Por meio do Peaf (Programa Estadual de Agroindústria Familiar) ocorre a facilitação do acesso ao crédito para estruturação da propriedade, estimulando a organização dos agricultores familiares em agroindústrias e ampliando a participação dos produtores nos mercados institucionais. O Peaf também oferece serviços de orientação e suporte técnico para regularização sanitária e ambiental, disponibilizando espaços de comercialização, por exemplo, como nas feiras regionais e estaduais.