Mânica Corretora de Seguros é especialista no seguro agrícola e pecuário, com atuação em nível nacional e excelentes condições para maquinário, armazéns, silos e residência do produtor
A preocupação com as intempéries do clima leva os produtores, cada vez mais, a buscar respaldo nas seguradoras especializadas no agronegócio. Com 30 anos de atuação no mercado de seguro rural, a Mânica Corretora de Seguros é especialista no seguro Agrícola e Pecuário, com atuação em nível nacional. “Inclusive com excelentes condições para maquinário agrícola, para armazéns, silos e residências do produtor", comenta Leonir Mânica, diretor da empresa.
O clima é o principal fator que tem levado os produtores gaúchos a buscar proteção nas seguradoras, pois o risco de perda total da lavoura é real. “ Essa realidade faz com que o produtor não pense duas vezes antes de contratar um seguro para a sua produção.”
Apesar de a pecuária também estar suscetível aos efeitos a eventos indenizáveis de sinistro, de acordo com Mânica, o setor agrícola ainda é o que mais contrata. E investe os maiores valores nos serviços de proteção da propriedade. “Depois da seca, os seguros que abrangem perdas por granizo e geadas, são os mais contratados.”
Pecuária também se resguarda
Ainda que em menor proporção, o setor pecuário também busca serviço de amparo para sua produção. Neste âmbito, o empresário afirma que a maior demanda é cobertura pela perda do animal por tuberculose, tristeza parasitária bovina, e raio.
De acordo com dados da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) as seguradoras pagaram mais de R$ 24 bilhões em indenizações a produtores rurais nos últimos 10 anos, em especial por perdas impostas pela seca, granizo e geada.