A experiência deve repercutir em negócios durante todo o ano
Para 34 micro e pequenas empresas, a 24ª Expodireto Cotrijal, foi uma grande oportunidade para expor produtos e fazer contatos. A iniciativa, subsidiada pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), levou para a feira empresas de 22 municípios, selecionadas a partir de edital, cumprindo critérios como porte e faturamento anual.
O gerente regional do Sebrae RS, Armando Pettinelli, destaca a importância do espaço para igualar perspectivas entre pequenos e grandes empreendimentos. “Com uma fila de espera de até dez anos, muitas empresas novas poderiam sucumbir antes de terem a chance de expor”, observa.
Em 2023 o investimento de R$ 800 mil em infraestrutura resultou em vendas de R$ 19 milhões para as empresas participantes: “Isso mostra que a nossa estratégia é assertiva e as empresas conseguem ter bons negócios que vão durar o ano todo.”
Exposição inovadora
Para 2024 o Sebrae modificou a forma de inserir as empresas na Expodireto. Os micro e pequenos empresários ficaram instalados em um estande coletivo, possibilitando a recepção aos clientes com mais comodidade. Em parceria com a feira, o Sebrae também subsidiou a participação de 15 startups de base tecnológica na Arena AgroDigital.