Agricultura Familiar retoma em grande estilo na Expodireto

Produtores festejam a realização do evento de maneira presencial e o contato com os consumidores depois de dois anos.

O Pavilhão da Agricultura Familiar é uma experiência para ser vivida com os cinco sentidos. É praticamente impossível ir à Expodireto Cotrijal e não sair carregado de produtos artesanais vindos direto das agroindústrias gaúchas.

Nesta edição estiveram presentes 197 expositores distribuídos em 191 estandes, sendo 70,6% agroindústrias e 29,4% de artesanato, plantas e flores. Ao todo, 122 municípios participam da feira, com maior concentração das regiões de Passo Fundo, Ijuí e Soledade. Todos os expositores são agricultores familiares e as agroindústrias fazem parte do PEAF (Programa Estadual de Agroindústria Familiar).

A retomada da feira, que em virtude da pandemia não foi realizada em 2021, superou todas as expectativas, de acordo com Carlos Joel da Silva, presidente da Fetag-RS (Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul). Neste ano, o Pavilhão da Agricultura Familiar movimentou mais de R$ 1,7 milhão, mas a satisfação dos produtores e visitantes supera qualquer valor arrecadado. “Os consumidores com quem conversamos também elogiaram a qualidade dos produtos”, completa o presidente da Fetag-RS.

Em um ambiente com maior circulação, seguindo as recomendações sanitárias, sorrisos largos estiveram cobertos por máscaras, mas a alegria ultrapassava todas as barreiras. Apesar das mídias sociais serem as novas formas de contato com os produtores rurais, algumas sensações só a venda direta pode trazer. A principal delas é o sorriso espontâneo de gratidão, a outra é o aroma inenarrável de cuca com salame.

Diversos produtores escolheram a Expodireto 2022 para apresentarem seus produtos com exclusividade, porque o Pavilhão da Agricultura Familiar é um local de vendas, mas acima de tudo, uma vitrine. “Para as agroindústrias que participaram pela primeira vez, esse momento é importantíssimo, pois abre um espaço para o posicionamento dos produtos no mercado, e após a feira eles continuam recebendo encomendas”, explica o presidente da Fetag-RS.

A Profissionalização das agroindústrias gaúchas

A Embutidos Toledo teve uma estreia bem sucedida na Expodireto 2022. A agroindústria de Campos Borges (RS) é gerenciada pela engenheira de alimentos, Taciele Toledo. A fabricação de salames e demais embutidos iniciou em 1993 com o patriarca da família Toledo, mas o conhecimento de Taciele no controle de qualidade e sua experiência em gerenciamento industrial foram essenciais para a receita do sucesso: matéria prima de qualidade e uso de conservantes na mínima concentração permitida.

Os embutidos são produzidos com pernil e lombo, que oferecem mais proteína e textura ideal. A carne é proveniente de suínos criados pela família e selecionados para obter pouco teor de gordura.

Experiência e reposicionamento de marca

A Expodireto também é o local ideal para o reposicionamento de marca no mercado. O Alambique Bel Vedere, é um ótimo exemplo disso. A empresa familiar, instalada a mais de cem anos em Ijuí (RS), e administrada há três décadas por Luiz Antonio Scarton, já foi exportadora de cachaça, mas hoje foca no mercado interno, que absorve toda a produção artesanal.

Scarton relembra com saudade do cheiro doce da cana-de-açúcar recém moída, de quando era menino e acompanhava seu pai que se empenhava para tornar a Cachaça Bel Vedere aos moldes da exportação. Em meados de 1964, o sonho do pai de Luiz Antonio se concretizou. Atualmente os produtos artesanais têm muito mais valor, e a caipirinha de limão sem conservantes segundo ele, é o que melhor representa a originalidade da marca.

Espaço também para produtos premiados nacionalmente

O premiado Queijo Yamandú foi a estrela do pavilhão da agricultura familiar desta edição da Expodireto, e é produzido com leite cru. O vencedor do Melhor Queijo do Brasil de 2018 é uma criação da Queijaria Alvorada Missioneira de Canela (RS). O produtor, Vanderlei Kaefer explica que o queijo recebeu esse nome em homenagem ao técnico em laticínios, mentor da queijaria e grande incentivador da família Kaefer.

O processamento do leite é realizado menos de 20 minutos após a ordenha, dando ao queijo Yamandú um sabor amanteigado e muita cremosidade. A agilidade na produção também evita a proliferação de bactérias.

Artesanato, uma tradição familiar

Marines Bivotto Benatti trança palha de trigo desde os 7 anos, mas a arte ensinada pela mãe às 12 filhas virou fonte de renda há 35 anos. A artesã trabalha com palha de trigo, crochê, tricô, tecido e porongo. A trança faz parte da cultura familiar. Todas as gerações de mulheres aprendem a técnica. A velocidade e a delicadeza com que as mãos de Marines tramam, encantam os olhares dos visitantes, que ficam hipnotizados com a agilidade da artesã.

Marines conta com orgulho que suas bolsas já chegaram nos Estados Unidos, segundo ela, uma de suas clientes ficou noiva comprou a carteira meia lua de palha como presente para todas as suas madrinhas americanas.

As flores trazem a energia perfeita para a retomada da feira

Muitas pessoas aproveitaram a pandemia para se dedicar ao cuidado com as plantas. Esse hobby foi uma ótima opção para quem buscava uma conexão interior, durante a quarentena. E esse crescente interesse foi verificado por Cleverton Mugnaga, proprietário do Orquidário Pebi, que vendeu quase todo seu estoque de plantas exóticas nos dois primeiros dias de feira.

Especialista no cultivo de orquídeas, o produtor confirma que a vitalidade das flores que tanto encantam os olhos dos visitantes da Expodireto, oferecem também uma ótima troca de energia, seja ao presentear ou na hora da compra. Apesar do nome, no Orquidário Pebi, é possível comprar diversas opções de flores e pitaias.

Ousadia e criatividade na elaboração de geleias

A produtora rural Paulina Slaifer sempre gostou de inovar em suas receitas, mas sua família achou que ela havia ido longe demais, quando ao se recuperar de um grave problema de saúde, só falava em testar a receita de Geleia de Cebola que ela havia idealizado durante os três meses de hospitalização em CTI. A agricultora de Encantado (RS) hoje sorri ao contar que ninguém acreditava que o insight que ela teve no hospital se tornaria um dos produtos mais buscados na Expodireto 2022.

Outro produto bem ousado trazido pela Agroindústria Slaifer é a geleia de alho, também resultado da genialidade de Paulina. O agricultor Maciel Slaifer conta que esta receita deu um pouco mais de trabalho, por conta do perfeccionismo de sua esposa, a formulação atual demorou cerca de oito meses para ser finalizada.


siga no instagram

@exporevista